Basquete com Djalma Leite

Affini participou do PCTA

  • 08/09/2020 23:20
  • Basquete com Djalma Leite
Divulgação

Nesse feriado de 7 de setembro quem participou do PCTA (Programa de Capacitação de Técnicos de Alagoas) foi o ex árbitro Antonio Carlos Affini. Affini que tem um belo currículo na arbitragem do basquetebol, atuou nos Jogos Olímpicos de Seul, apitando inclusive a final e em campeonatos mundiais dentre outros, deu uma contribuição enorme para os que já atuam na arbitragem, os que querem atuar, e para aqueles que tem interesse no assunto. Durante 2 horas tendo como tema GESTÃO DE UM JOGO Affini interagiu com os presentes apresentando todo um planejamento, organização, estratégias e conceitos que um árbitro deve seguir numa partida.

O PCTA vem sendo realizado às segundas desde o dia 15 de junho, sempre trazendo um tema direcionado ao basquetebol com profissionais renomados. As palestras sáo abertas à todos, basta seguir a página da Federação de Basketball de Alagoas no instagram, o @basquetebolalagoano e e solicitar o acesso via direct.

José Neto vai dirigir equipe em Angola

  • 03/09/2020 18:51
  • Basquete com Djalma Leite
Divulgação

O ex treinador do Flamengo de muito sucesso na NBB e que atualmente é o comandante da nossa seleção feminina irá comandar na próxima temporada a equipe masculina do Atlético Petro de Luanda em Angola. A equipe do Atletico Petro é um clube dos mais tradicionais e populares daquele país e uma das mais vencedores também. Será o retorno de Neto ao comando de um clube após 2 anos quando ele encerrou a passagem vitoriosa de 6 temporadas pelo Flamengo, o preparador físico Diego Falcão que também é da comissão técnica da seleção brasileira vai acompanhar o treinador.

A equpe do Petro de Luanda tem 13 títulos nacionais e é o representante angolano na BAL (Liga Africana de Basquete), organizada em parceria com a NBA e a FIBA. Devido a pandemia essa competição está sem data para o início.

Um dado importante é que José Neto, que tem 48 anos, irá conciliar esse novo desafio com o trabalho iniciado há mais ou menos um ano á frente da seleção brasileira feminina; trabalho muito bem realizado que deu inclusive o título do Pan de 2019 e que agora mira na classificação das meninas do Brasil para a Olimpíada de 2024.

Meninas do Basquete se unem pedindo condições iguais

  • 29/08/2020 14:43
  • Basquete com Djalma Leite
Divulgação

 

O dia da Igualdade Feminina, que é uma iniciativa que está buscando mais apoio, visibilidade e condições igualitárias, foi lançado nesta quarta (26) com algumas jogadoras de peso de hoje e de ontem no nosso esporte da bola laranja. Estrelas como Magic Paula, Hortência, Janeth e Erika Souza dentre outas, participaram de um vídeo da campanha destacando o basquete feminino e resaltando que as principais conquistas recentes no esportes foram protagonizadas pelas meninas. 

O basquete feminino brasileiro que já esteve no mais alto lugar do pódio em um mundial, sofre com falta de apoio e visibilidade e está precisando urgente voltar aos seus dias de glória. A escolha desta data foi devido ao dia 26 de agosto ser comemorado o  Dia Internacional da Igualdade Feminina, que teve origem nos Estados Unidos.

Léo Figueiró no Bauru

  • 12/08/2020 18:17
  • Basquete com Djalma Leite
Divulgação

A equipe de basquete do Bauru anunciou a contratação do técnico Léo Figueiró de 45 anos, ex botafogo para substituir Demétrius Ferracciú no comando da equipe do Dragão. Léo que foi eleito melhor técnico da NBB na temporada 2019/2020 irá ter como atletas em sua nova equipe grandes jogadores como Larry Taylor, Gabriel Jaú e Alex  Garcia que estava defendendo o Minas. 

O iníicio da temporada 2020/2021 da NBB será no sábado 14 de novembro.

Programa de capacitação de basquete prossegue nessa segunda

  • Djalma Leite
  • 08/08/2020 22:27
  • Basquete com Djalma Leite

A Federação de Basketball de Alagoas está realizando desde o dia 15 de junho o Programa de Capacitação para Treinadores Alagoanos, o PCTA. Essa iniciativa  visa o compartilhamento de conhecimentos sobre diversos temas na forma de palestras, proferidas por treinadores referência em nosso estado e convidados com reconhecimento nacional.  As palestras  ocorrem às segundas feiras, sempre ás 19:30.

Nesssa segunda feira dia 10 de agosto a palestra será com o Prof, José Arimatéia Mapurunga Neto do Rio Grande do Norte, que é especialista em Educação Física Escolar e técnico das equipes masculinas e femininas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e abordará o tema “ataque 5x0 conceitos e conteúdos de posicionamento”.

Quem quiser assistiras palestras basta seguir a página da FBA no instagram, o @basquetebolalagoano e e solicitar o acesso via direct.

Euforia em todos os níveis

  • Djalma Leite
  • 13/08/2019 21:14
  • Basquete com Djalma Leite

O basquetebol brasileiro está vivendo um momento muito bom; a nível local estamos em andamento no Campeonato Alagoano sub-13, primeira categoria de competição, e com agradáveis surpresas e na eminência de iniciar o Alagoano Adulto Masculino que promete muita disputa pelo título. Por falar em competições, destaque para as finais da LBF que iniciará a partir do dia 16 de agosto, as finais melhor de cinco partidas entre o Vera Cruz de Campinas e o Sampaio Correia, representante maranhense na competição. A NBB, embora parada e com início previsto para outubro, movimenta esse período com contratações, principalmente para o São Paulo e a  UNIFACISA de Campina Grande que disputarão essa competição pela primeira vez e estão reforçando a equipe para fazer uma grande campanha.

Falando em destaques, não podemos esquecer-nos do grande feito das meninas que conquistaram o ouro no Pan de Lima no Peru e escreveram seus nomes na história do basquete nacional, comandadas pelo competente e pé quente José Neto, quatro vezes campeão da NBB pelo Flamengo,  que logo na sua estreia ajudou a trazer esse título para o nosso país. Já no masculino o desafio é maior, o mundial da China agora no final de agosto, um grande obstáculo que nossa equipe terá que passar, com jogadores experientes comandados pelo croata Aleksandar  Petrovic.

Terminando esse giro basquetebolístico não podemos esquecer a NBA cuja temporada deverá ter início dia 22 de outubro e estaremos todos na torcida para acompanhar o desempenho de alguns reforços já anunciados como os Lakers do astro LeBron James que terá o reforço  do pivô DeMarcus Cousins (ex Golden State) e o ala/armador Danny Green (ex Toronto Raptors).

Para os amantes do esporte da bola laranja opções não faltaram para acompanhar esse esporte fascinante.

Varejão deixa o Flamengo

  • Redação
  • 22/07/2019 22:25
  • Basquete com Djalma Leite

O pivô Anderson varejão não é mais jogador do Flamengo, segundo sites especializados o jogador ex-Cleveland Cavaliers e Golden State Warrior, achou falta de respeito uma diminuição de 70% dos seus vencimentos mensais, e resolveu não renovar com a equipe rubro negra, na qual pretendia encerrar a carreira. Segundo ele, o salário não era de NBA  e apesar de sua pretensão de renovar o clube também deveria estar disposto, o que não aconteceu. Em suas redes sociais Varejão agradeceu a “nação” pela parceria, energia e lealdade e todo o carinho recebido. Seu foco agora é a seleção brasileira que se prepara para o mundial da China no final de agosto.

O Flamengo recebeu com surpresa essa notícia, alegando que  “projeto Anderson Varejão” que teve início em janeiro de 2018 e previa, desde seu o início, a exploração da imagem do jogador para ações de marketing e licenciamento não tinha dado o retorno esperado além disso a redução não seria de 70% como foi divulgado.

Apesar de ficar triste pelo acontecimento, Varejão destaca os bons momentos vividos no clube afirmando que esse episódio não irá apagar as conquistas que teve no clube.

Seleção Brasileira convocada

  • Djalma Leite
  • 16/07/2019 20:38
  • Basquete com Djalma Leite

Sem a presença do armador  Raulzinho que está em recuperação de um problema no tornozelo o técnico Aleksandar Petrovic anunciou nesta segunda, 15 de julho  a relação dos 15 atletas convocados para a Seleção Brasileira Adulta Masculina que vai se preparar para a disputa a Copa do Mundo da China, que será realizada de 31 de agosto a 15 de setembro. E nessa convocação temos os jovens Yago e Didi, este recentemente draftado pelo Pelicans e Bruno Caboclo e Cristiano Felicio que já jogam na maior liga de basquete do mundo, a NBA.

 A equipe brasileira treina em Anápolis (GO) e faz dois amistosos; no dia 08 de agosto, o Brasil enfrenta o Uruguai, ainda em Anápolis e no dia 10 de agosto, a Seleção Brasileira volta a jogar contra a equipe uruguaia, desta vez em Belém (PA).

Alecksandar ainda tem que cortar 3 jogadores para jogar um torneio em Lyon, na França como preparatório e em seguida segue para a china para a parte final da preparação. Nessa convocação também temos atletas experientes como Varejão, Marquinhos e Marcelinho Huertas, com passagem pela NBA além de Alex Garcia.

Convocados

Alex Ribeiro Garcia (lateral) – 39 anos – 1m90 – Minas Tênis Clube – SP

Anderson França Varejão (pivô) 36 anos – 2m11 – CR Flamengo – ES

Augusto Cesar Lima Brito (pivô) – 27 anos – 2m08 – San Pablo Burgos (ESP) – RJ

Bruno C. Fernandes Caboclo (lateral) – 23 anos – 2m06 – Memphis Grizzlies (EUA) – SP

Cristiano Silva Felício (pivô) – 27 anos – 2m08 – Chicago Bulls (EUA) – MG

Jhonatan Luz dos Santos – lateral – 32 anos – 1m96 – CR Flamengo – SP

Leandro Mateus Barbosa (lateral) – 36 nos – 1m92 – Minas Tênis Clube – SP

Lucas Dias Silva (ala/pivô) – 24 anos – 2m07 – Sesi Franca – SP

Marcelo Tieppo Huertas (armador) – 36 anos – 1m91 – SP

Marcos Henrique L. Silva (Didi) – ala/armador – 20 anos – 1m95 – Sydney Kings (AUS) – SP

Marcus Vinicius Vieira de Sousa (lateral) – 35 anos – 2m07 – CR Flamengo – RJ

Rafael Freire Luz (armador) – 27 anos – 1m88 – MoraBanc Andorra (ESP) – SP

Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) – 33 anos – 2m08 – Sesi Franca – SP

Vitor Alves Benite (ala/armador) – 29 anos – 1m90 – San Pablo Burgos (ESP) – SP

Yago Mateus dos Santos (armador) – 20 anos – 1m78 – CA Paulistano – SP

 Média de idade: 29.44

Média de altura: 1m98

Altura faz a diferença no basquete?

  • Djalma Leite
  • 10/07/2019 18:27
  • Basquete com Djalma Leite

 Nos últimos dias muita gente ficou surpresa com uma foto tirada antes da partida entre os Estados Unidos e El Salvador válido pelo Campeonato das Américas para meninas até 16 anos. Não foi só a altura que influenciou, mas o resultado de 114 a 19 mostrou total superioridade da equipe americana. Na história do basquetebol da NBA temos “baixinhos” famosos como Isaiah Thomaz (1,75m) que ficou em quinto lugar na eleição de MVP da temporada  2016/2017, Earl Boykins (1,65 m), este detém o recorde de jogador mais baixo e mais leve a passar de 30 pontos num jogo e Muggsy Bogues (1,60)  o menor jogador que houve  na liga americana e  participou  do filme Space Jam. Entre os mais altos destacamos Gheorghe Muresan , romeno de 2,31m que jogou no Washington Bullets, Manute Bol do Sudão com os mesmos 2,31m e 55 quilos a menos, e talvez o mais conhecido de todos, o Chinês Yao Ming com 2,29m que atuou pelo Houston Rockets . No Brasil, o pivô Emil Rached, que até contracenou com os trapalhões no programa humorístico, foi o jogador mais alto a jogar pela seleção brasileira no alto dos seus  2,20m ajudou nossa seleção a conquistar o vice campeonato Sul-americano em 1966 e o bronze no mundial de 1967.

Diferenças de alturas a parte, os que mais me chamaram a atenção ocupam uma posição digamos intermediária nessas escalas de altura; o Jordan mede 1,98m, Kobe Bryant também 1,98, LeBron James 2,03m, Oscar 2,05m e Magic Johnson 2,06m.  Esses caras resolviam, mas é sempre bom contar com um grandão para garantir os rebotes.

Sul-americano de Basquete em Goiás

  • Djalma Leite
  • 02/07/2019 18:54
  • Basquete com Djalma Leite

Nesta terça dia 2 de julho a Seleção Brasileira Sub-14 masculina estreia no Sul-Americano Sub-14 contra a Bolívia, esta competição acontecerá em Goiânia (GO). Além deste jogo, ainda teremos os seguintes confrontos: Chile x Paraguai, Uruguai x Colômbia e Argentina x Equador. Na comissão técnica estão a técnica Thelma Tavernari, auxiliada pelos professores Carlos Antonio e Jefferson Louis, ambos estiveram aqui em Maceió participando do Top Maceió Basketball Training  que aconteceu o início do ano.

As chaves da fase inicial são estas: Grupo A - Argentina, Uruguai, Colômbia e Equador, ,Grupo B -  Brasil, Chile, Paraguai e Bolívia. Na primeira fase as equipes jogam entre si, dentro dos seus respectivos grupos, em turno único. Os dois melhores classificados em cada chave avançam à semifinal, agendada para 05 de julho (sexta-feira). Posteriormente, ocorrerá a grande final no sábado (06 de julho).

Mais um brasileiro na NBA

  • Djalma Leite
  • 25/06/2019 17:46
  • Basquete com Djalma Leite

A cidade de Cachoeira do Itapemirim no Espírito Santo cujo filho mais ilustre é o cantor Roberto Carlos, revelou para o mundo o que no Brasil já era comentado, o talento do jovem Didi para jogar basquete. E o jovem jogador de 19anos, 1,95m e 85kg que tem apelido de bicampeão mundial de futebol pelo Brasil em 1958 e 1962 vai trocar o Franca pelo New Orleans Pelicans que disputa a tão sonhada NBA. Se o dia 20 de junho, já ficou gravado na memória de alguns meninos que atingiram seus objetivos no draft da NBA, imagina para o nosso Didi. Desde que Bruno Caboclo foi escolhido em 2014 pelo atual campeão Toronto Raptors, o Brasil não figurava com um nome sequer neste importante evento que chama a atenção da comunidade do basquete.

Boa sorte para ele e que isso sirva de incentivo para os nossos jovens talentos.

FBA, 35 anos

  • Djalma Leite
  • 28/11/2018 07:49
  • Basquete com Djalma Leite

No dia 25 de novembro de 1983 a carioca Ivone de Araujo Santos com um grupo de desportistas fundou a Federação de Basketball de Alagoas. Sua primeira sede foi num centro comercial na av. Tomas Espíndola no bairro do Farol em Maceió.  D. Ivone Santos também foi a primeira presidente da entidade. Após sua gestão o professor Carlos Alberto Lima assumiu a presidência. Desde o início de 2018 este cargo está com o também professor Djalma Leite.

Ao longo dos seus 35 anos a Federação de Basketball de Alagoas realiza campeonatos de base, adulto, festivais de Minibasquete e representa o estado em competições nacionais; destacamos o título de campeã dos Jogos da Juventude da 2ª divisão feminino realizado em 1996 em Curitiba-PR,  campeã brasileira 2013 da 3ª divisão feminina, competição realizada em Maceió, e o título máximo em 2015 em Poços de Caldas, mais uma vez no feminino. Também merece destaque as medalhas de prata nos brasileiros de Manaus (AM) 1995, Pindamonhangaba(SP) 1997 e Brasília (DF) 2011. Podemos também destacar as três passagens da seleção brasileira adulta feminina em jogos amistosos em Maceió contra a Bulgária (1992), Cuba (1996) e Lituânia (1998) trazendo para Alagoas as grandes jogadoras do basquete brasileiro de todos os tempos como Hortência, Paula e Janeth dentre outras.

A criação do Basquetebol de Areia em Maceió (1995) foi um marco importante para o basquete e foi reconhecido pela entidade máxima do basquete brasileiro, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) que através de um ofício com data de 10 de janeiro de 2003 e assinado pelo então presidente Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego, atestou que a Federação de Basketball de Alagoas é a precursora da modalidade.

Segundo o presidente Djalma Leite o sucesso da Federação de Basketball de Alagoas nesses 35 anos deve-se ao esforço das pessoas ligadas ao esporte, em especial dos professores da modalidade que com muito esforço e dedicação trabalham dia a dia para o fortalecimento do basquete.

Final de semana de decisão no Basquete

  • Djalma Leite
  • 11/05/2018 07:15
  • Basquete com Djalma Leite

Nesse final de semana teremos rodada do Campeonato Alagoano sub-15 masculino e feminino, sub -17 masculino e adulto masculino. No sub 15 teremos a decisão do título entre as equipes do Jambo/Fênix e Madalena Sofia que se enfrentam abrindo a rodada no IFAL às 12h deste sábado. No sábado passado a equipe do Santa Amélia/Sacramento ficou com o terceiro lugar ao vencer numa partida muito equilibrada o Santa Úrsula/Anthares. No complemento da rodada do IFAL teremos em seguida Sagrada Família/IDESE contra o Madalena Sofia pelo sub-17, Madalena Sofia contra o Padrão no sub-15 feminino e fechando a rodada com previsão de início para as 16h o IFAL/AREC enfrenta o IDESE pelo sub-17.

Já pelo adulto masculino as partidas acontecerão no Pavilhão do Basquete em Jaraguá e terão início as 14h também no sábado dia 12 de maio, as partidas serão as seguintes: Marechais/INEBA x Coruripe, Jambo/OXE x ADB, Marechais/Boa Ação x Jambo Kazatao e CRB/FAT x Carcará.

Enquanto seguem os campeonatos de base e adulto as seleções sub-17 (masculino e feminino) continuam em preparação para o torneio em Recife nos dias 18, 19 e 20 de maio onde irão enfrentar as seleções da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Essa competição servirá de preparação para o Campeonato Brasileiro de Base cuja data ainda não foi informada mas deverá ocorrerá no segundo semestre deste ano.

Agenda movimentada no basquete alagoano

  • Djalma Leite
  • 29/03/2018 06:37
  • Basquete com Djalma Leite

Agenda movimentada no basquete alagoano, após o sucesso do Top Alagoas Basketball Training organizado pelo INEBA as atenções voltaram para o Campeonato Alagoano Sub 15 masculino que está no final de sua fase de classificação, enquanto isso foi prorrogado até o dia 9 de abril as inscrições para o Alagoano Sub 17; 7 equipes masculinas e 2 femininas já demostraram interesse em participar.

Também está prestes a iniciar a Copa Ivone Santos na categoria adulta, esse evento está sendo esperado com muita expectativa devido ao grande sucesso da edição passada.

Visando a Copa Nordeste que acontecerá de 17 a 20 de maio em Recife, as seleções alagoanas, masculina e feminina, foram convocadas e já se apresentaram para um período de treinamento para esse evento que reunirá atletas de até 17 anos e deverá contar com representantes de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Top Camp é a atração da semana

  • Djalma Leite
  • 14/03/2018 06:32
  • Basquete com Djalma Leite

 

De 14 a 18 de março o basquete alagoano está focado no 2º Top Alagoas Basketball Training. A primeira edição trouxe à Alagoas o técnico Igor Meletti das categorias de base do Flamengo, agora dois experientes profissionais serão responsáveis por passar informações para técnicos e atletas; Adriano Lucena da Paraíba, com um extenso currículo em prol do basquete paraibano e Cristiano Grama que vêm de Minas Gerais para passar seus conhecimentos. Os dois tem passagem pela seleção brasileira de base.

Com organização do INEBA, e com apoio da Federação de Basketball de Alagoas esse evento já tinha no início desta semana cerca de 40 atletas inscritos e professores da capital, interior e até estados vizinhos estão garantindo participação, segundo o idealizador e coordenador deste evento o Prof. Agilson Alves.

As aulas práticas e teóricas acontecerão no Pavilhão do Basquete em Jaraguá.

Open Arapiraca foi um sucesso

  • Djalma Leite
  • 06/03/2018 06:21
  • Basquete com Djalma Leite

Nesse final de semana ocorreu o I Open Arapiraca de Basketball, o evento contou com 8 equipes; uma de Arapiraca, o Arapiraca Basketball, três de Maceió, Marechais I e II e ADB, duas de Sergipe, Pavão e Atheneu uma de Junqueiro e outra de Garanhuns.

Estive lá no sábado acompanhando a competição e além de um entusiasmo muito grande das equipes acompanhei bons jogos. O ginásio João Paulo Segundo é muito bom, ótima ventilação e iluminação natural e tem capacidade para receber grandes jogos, inclusive conversei com o prefeito Rogério Teófilo que foi prestigiar o evento e falei do potencial de Arapiraca para se tornar destaque do basquetebol.

Ao final da competição a equipe sergipana do Pavão se tornou campeã, seguida da ADB e de Garanhuns. De parabéns todos que abrilhantaram e contribuíram para o evento em especial a organização, que ficou a cargo do Rivelino e o pessoal do Basketball Arapiraca.

Basquete agita Arapiraca no final de semana

  • Djalma Leite
  • 28/02/2018 16:08
  • Basquete com Djalma Leite

Nesse final de semana vai haver em Arapiraca o I Open de Basquetebol. O evento será no ginásio de João Paulo II, e realizado pelo Arapiraca Basketball Clube. Oito equipes participarão do evento; Arapiraca, Junqueiro, Pavão, Marechais 2, Marechais 1, Atheneu, ADB e Garanhuns.

Durante o sábado e o domingo o basquetebol movimentará a cidade de Arapiraca.

O evento tem o apoio da Federação de Basketball de Alagoas.

Top Alagoas Basketball Trainning

  • Djalma Leite
  • 22/02/2018 07:18
  • Basquete com Djalma Leite

Dois importantes eventos estão com suas inscrições chegando ao fim; o Campeonato Alagoano Sub-15 que inscreve até o dia 28 de fevereiro e o Top Alagoas Basketball Trainning. O Top Alagoas é um Camp, realizado pelo INEBA (Instituto Esporte Boa Ação) que é dirigida pelo Prof. Agilson Alves, que tem como parceiros a Federação de Basketball de Alagoas e o IDESE. O evento ocorrerá entre os dias 14 e 18 de março no Pavilhão do Basquete em Maceió e trará nomes de peso do basquetebol nacional como os dos professores Adriano Lucena da Paraíba e Cristiano Grama de Minas Gerais.

Serão 16 horas de treinamento teórico e prático e serão abordados temas importantes na formação dos atletas como a saúde, aspectos táticos e técnicos. A novidade é que teremos uma clínica para treinadores.

Maiores informações e inscrições no Pavilhão do Basquete (3231-7080).

Da NBA para o NBB

  • Djalma Leite
  • 16/01/2018 06:40
  • Basquete com Djalma Leite

Após 14 temporadas atuando fora do Brasil o jogador recém-contratado pelo Franca Leandrinho está tentando se readaptar ao basquete brasileiro, ou seja, as regras da FIBA. Acostumado com muito contato no basquete americano  (NBA) o jogador de 35 anos também está exagerando nas reclamações, no jogo contra o Vasco foi punido com uma falta técnica e saiu de quadra sem saber o porque da punição. Pelo grande jogador que é, Leandrinho irá tirar de letra essa readaptação ao nosso basquete e com certeza será uma peça muito importante na campanha da equipe de Franca.

Outro jogador que deverá sofrer com essa readaptação é Anderson Varejão que está acertando sua volta ao Brasil, ele deverá defender o Flamengo. Além de dois grandes jogadores que estarão atuando no Brasil são dois grandes nomes para defender a seleção brasileira já que no novo formato das eliminatórias para o Campeonato Mundial é muito difícil contar com os brasileiros que jogam no exterior.  

Sábado é dia de Basquete de Areia

  • Djalma Leite
  • 10/01/2018 07:02
  • Basquete com Djalma Leite

Nessa época do ano já é tradição a competição de Basquete de Areia, esporte que vem sendo praticado desde 1995 e que levou a Confederação Brasileira de Basketball reconhecer a Federação de Basketball de Alagoas como precursora no jogo da bola laranja na areia.

O que eu acho mais bacana nessa adaptação à areia é a dinâmica das partidas, embora o piso dificulte o deslocamento e o sol que é muito quente, se os jogadores não estiverem em constante deslocamento tanto defensivo quanto ofensivo provavelmente não obterão sucesso na partida.

No sábado teremos mais uma vez a oportunidade de testemunhar mais um torneio desse esporte a cara do verão alagoano.

Basquete finaliza calendário com um grande jogo

  • Djalma Leite
  • 22/12/2017 07:34
  • Basquete com Djalma Leite

A última rodada do Campeonato Alagoano de Basquete Adulto Masculino aconteceu no domingo passado; na decisão do bronze o CRB/FAT passou pelo Fênix/Jambo/Kazatao e na partida principal, onde conheceríamos o campeão de 2017 o Carcará enfrentou o Fênix/Jambo/Oxe e venceu na prorrogação. Essa partida foi tida por alguns como uma das melhores já que  teve todos os ingredientes de uma grande decisão; foi transmitida ao vivo pelo site da Cada Minuto e pelo facebook da Federação. Alexandre Carnaúba e Anderson Ramos deram um show na transmissão que alcançou mais de 19.500 pessoas.

Durante os quatro períodos as equipes demostraram que estavam com muita vontade de levantar a taça e faltando 2 segundos para terminar o ultimo período o ala/pivô Davi Perdigão do Carcará que depois foi escolhido o MVP da partida acertou uma bola de 3 pontos levando  o jogo para a prorrogação. Nesse tempo extra o Carcará foi superior e sagrou-se campeão.

Foi um campeonato em que todos são dignos de parabéns, jogadores, árbitros, técnicos e coordenação.

Depois do Jogo das Estrelas campeonato prossegue

  • Djalma Leite
  • 13/12/2017 07:16
  • Basquete com Djalma Leite

E nesse sábado  aconteceu o Jogo das Estrelas promovido pela Federação de Basketball de Alagoas. As equipes foram divididas representando suas respectivas chaves; a equipe que representou a chave A foi formada por atletas do Carcará, Boa Ação/Marechais, CSA/ASSOMAL e CRB/FAT, enquanto Fênix/Jambo/Oxe, INEBA/Marechais, Fênix/Jambo/Kazatao e Coruripe  formaram a equipe B. Foi uma partida muito descontraída num clima de confraternização entre as equipes.

 No sábado teremos o prosseguimento do campeonato alagoano com confrontos que acontecerão no Pavilhão do Basquete; com início às 12h Coruripe e Boa Ação/Marechais jogam disputando a 7ª colocação e em seguida as semifinais entre Fênix/Jambo/Kazatao e Carcará as 13:30 e CRB/FAT e Fênix/Jambo/Oxe as 15hs.

No domingo pela manhã teremos também no Pavilhão do Basquete a disputa do bronze as 9h  e depois, fechando o calendário 2017 da Federação de Basketball de Alagoas a grande final.

Três eventos movimentaram o basquete neste final de semana

  • Djalma Leite
  • 04/12/2017 06:35
  • Basquete com Djalma Leite

O Campeonato Alagoano de Basquete Adulto Masculino teve mais uma rodada neste final de semana, no sábado dia 2 de dezembro o Jambo/Kazatao venceu o INEBA/Marechais por 87 a 79 e o Carcará passou pelo Boa Ação/Marechais por 81 a 50. Já no domingo o Jambo Kazatao  voltou a jogar e venceu o Jambo/OXE pelo placar de 68 a 59 e fechando e rodada o Carcará fez 92 a 49 no CSA.

No sábado pela manhã também tivemos partidas decisivas no Pavilhão do Basquete; pelo Torneio Integração o Colégio Santa Amélia faturou o bronze ao vencer o Colégio Jambo e na grande final o Colégio Monteiro Lobato venceu o Colégio Sacramento. Esse torneio foi promovido pelo INEBA e com o apoio da Federação de Basketball de Alagoas e contou com 16 equipes. Paralelamente a essas competições masculinas, tivemos rodada do TPM (Torneio Para Mulheres) na categoria adulta, agitando assim o final de semana no Pavilhão do Basquete.

Campeonato Adulto de Basquete inicia 2ª fase

  • Djalma Leite
  • 28/11/2017 06:53
  • Basquete com Djalma Leite

Teve início no sábado (25) a segunda fase do Campeonato Alagoano Masculino de Basquete. São oito equipes correndo atrás do título de campeão, e no sábado o Fênix/Jambo/Kazatao venceu  o Coruripe pelo placar de 75 a 54, o Fênix/Jambo/Oxe superou o INEBA/Marechais Maceió fazendo 69 a 53, e fechando o dia o CRB/FAT fez 107 a 35 no Boa Ação/Marechais Maceió.

No domingo também tivemos rodada, no primeiro confronto o Fênix/Jambo/Oxe passou pela equipe do Coruripe fazendo 94 a 41 e na segunda partida o CRB/FAT ganhou do CSA /ASSOMAL pelo placar de 79 a 50.

O Campeonato adulto fecha as competições oficiais do calendário 2017 da Federação de Basketball de Alagoas.