Vitor Fabiano

Gravidez e Exercício: Mitos e Verdades

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O exercício contribui significativamente para o bem-estar materno e fetal durante a gravidez. Tradicionalmente, as mulheres foram aconselhadas a abster-se de exercitar-se durante a gravidez, porém evidências mais recentes demonstraram que isso é falso. Teoricamente, sempre existiu uma preocupação com o trabalho prematuro e os riscos a mulheres que realizam um programa de exercícios físicos durante a gravidez. Um estudo recente, que incluiu mais de 2000 mulheres, mostrou que o exercício aeróbio e o exercício de intensidade moderada onde foram realizadas 3-4 dias por semana ao longo da gravidez não foram associados a um risco aumentado de partos prematuros ou bebês com baixo peso ao nascer. Apesar das recomendações dos médicos para começar ou manter um programa de exercícios durante a gravidez, apenas cerca de 40% dos pacientes exercitam.

 

SEDENTARISMO E GRAVIDEZ

Uma paciente grávida pode ser facilmente motivada para melhorar sua saúde, bem como a saúde de seu feto, mas essas recomendações precisam ser práticas, com acompanhamento persistente pelo médico. O exercício físico pode ajudar com alguns desconfortos comuns e até mesmo preparar o corpo para o trabalho de parto. Um estilo de vida sedentário durante a gravidez está associado a um importante risco para a saúde que ameaça a vida do feto e da mãe. Um estilo de vida sedentário pode levar à obesidade ou, pelo menos, contribuir significativamente para a obesidade persistente. A obesidade é de proporções epidêmicas e a obesidade durante a gravidez traz riscos para complicações maiores. Grávidas obesas também são mais propensos a sofrer abortos espontâneos. Além disso, eles apresentam maior risco de defeitos no tubo neural, que incluem fenda palatina, espinha bífida e hidrocefalia. A obesidade também coloca a paciente grávida em risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, apnéia do sono, macrosomia, parto prematuro e mesmo parto fetal. Quanto maior o IMC das mulheres, maior o risco de morte fetal. O exercício físico é seguro nessas mulheres e deve ser encorajado. Mesmo o paciente anteriormente sedentário é encorajado a iniciar um programa de exercícios no início da gravidez. Também é considerado seguro em algumas casos de gravidez de alto risco, como aqueles com hipertensão crônica e diabetes gestacional. 

 

RISCOS E CONTRAINDICAÇÕES

As mulheres devem exercitar-se em um ambiente confortável, manter hidratação adequada, evitar a exposição a condições de umidade e calor, prevenir jejum ou hipoglicemia. O exercício deve ser interrompido caso surja algum sinal ou sintomas de alerta (sangramento vaginal, contrações regulares ou dolorosas, vazamento de líquido amniótico, dispnéia, tonturas, dor de cabeça, dor no peito, fraqueza muscular que afeta o equilíbrio, dor ou inchaço). Exercício aeróbico extenuante superior a 90% da FCmax deve ser evitado, uma vez que esse nível de atividade pode potencialmente aumentar o risco de hipertermia ou desidratação além de aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos podendo comprometer assim o bem-estar fetal. Corrida de longas distâncias e exercícios isométricos intensos também devem ser evitados. 

Procure um profissional de educação física que saiba como conduzir e prescrever um programa adequado de exercícios físicos durante a sua gravidez. 

Um forte abraço!

 

Referências:

Perales, M, Artal, R, Lucia A. Exercise During Pregnancy, JAMA, março 2017

Berghella V, Saccone G. Exercise in pregnancy! American journal of obstetrics and gynecology, abril 2017

Avaliação física : Perigo real e imediato

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Você sabia que o risco que o aluno “fitness” se expõe, caso não realize uma avaliação física adequada, vai desde a uma má orientação,até a MORTE? Isso mesmo. Diversos casos de pessoas que iniciam um programa de exercícios inadequados e vão a óbito na academia já "viraram" notícia! Da mesma forma de pessoas que nunca se submeteram a um treinamento e adquirem lesões irreversíveis.

Imagina que você diante de um objetivo específico relacionado a mudança de comportamento, resolve ir a uma academia de ginástica para destinar um tempo a melhoria da qualidade de vida... ou para perder aquelas gordurinhas indesejadas... ou ganhar aquela sonhada massa muscular. Então como comparar o seu antes, durante e depois? A avaliação física e funcional seria a estratégia para que você utilizaria para verificar a evolução desse seu objetivo. Deve ser realizada em períodos curtos de 8 a 12 semanas. É essa a proposta que deveria ser a OBRIGATORIEDADE em TODAS as academias ou qualquer lugar destinado a prática de exercícios físicos.

Desconfie de profissionais que não realizam AVALIAÇÃO FÍSICA antes, durante e depois da primeira planilha de treinamento.

O objetivo da avaliação física é de analisar e  verificar o perfil inicial de condicionamento físico  geral relacionado a saúde de TODOS aqueles que realizam uma prática regular de exercícios físicos para qualquer propósito. Infelizmente, se isso não for realizado, como você saberá a sua REAL EVOLUÇÃO do treino? Como conseguirá montar uma NOVA PLANILHA DE TREINOS? E melhor: como você conseguirá ter a garantia da QUALIDADE dos SERVIÇOS PRESTADOS mediante a comparação do “antes” e “depois”? A avaliação física deve ser contínua! Só conseguimos ajustar um novo treinamento mediante a uma nova avaliação!!!

Somente aqueles que atuam na área de EDUCAÇÃO FÍSICA possuem conhecimento adequado para realizar uma avaliação física.

Não consegue se prescrever ou orientar um programa adequado de exercícios físicos sem controle, o que SOMENTE uma Avaliação Física pode orientar o profissional da área. Geralmente, quando é realizada na maioria das academias, a avaliação física é realizada em um espaço pequeno, desconfortável e... INSTANTÂNEA! Isso mesmo, mais rápida do que um raio! Um avaliação física que se preze, tem o tempo mínimo de 45 minutos. Trata-se de uma avaliação detalhada da vida esportiva e não esportiva do aluno, cliente ou paciente. Além disso, as medidas obedecem um padrão, um protocolo que deve ser seguido fielmente!

Vou mais além. Poucos sabem realizar uma avaliação física com qualidade. As medidas são aferidas em locais específicos. As perguntas devem ser realizadas da forma correta para se obter a resposta adequada para prescrever e orientar.

Infelizmente, a maiorias das pessoas usam do “jeitinho” para não se investir em uma boa avaliação física. Mas saiba que esse “jeitinho” pode atrapalhar todo seu objetivo... até mesmo sua vida... permanentemente!

Um forte abraço!

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