4594bd40 ea64 428a 9af4 10e8e2d04ec3

Atrás de reforços para a defesa, o Barcelona tem, segundo veículos da imprensa europeia, um novo alvo: o holandês Virgil Van Dijk, de 26 anos, atualmente no Southampton e tido como um dos melhores zagueiros da Premier League. De acordo com o jornal britânico “Mirror”, na última semana observadores do clube catalão acompanharam o duelo entre Holanda e Suécia, em Amsterdam, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, com o intuito de obter mais detalhes sobre o desempenho de Van Dijk, que foi titular e atuou durante todo o jogo.

A concorrência pela contratação do atleta, porém, promete ser intensa. Na última janela de transferências, o Liverpool chegou a fazer uma proposta oficial pelo jogador, que acabou rejeitada pelo Southampton, colocando Van Dijk e a diretoria do clube em rota de colisão. Especulações apontam que o beque despertou ainda o interesse do Manchester United e do Manchester City, outros dois gigantes do futebol inglês.

O imbróglio envolvendo Southampton, Liverpool e Van Dijk, acusado de forçar a saída do clube atual, fez com que o holandês passasse por um período treinando com atletas das categorias de base. Em entrevista recente à “Fox Sports”, o zagueiro declarou não ter arrependimentos sobre sua postura na ocasião.

— Estou feliz de estar integrado novamente, podendo dar 100% de mim. É claro que quero dar um passo adiante na carreira, só que o Southampton não quis me vender. Mas sou profissional, então agora vou dar tudo pelo clube — prometeu Van Dijk, que tem contrato até junho de 2022.

Virgil Van Dijk começou a carreira no modesto Groningen, da Holanda. Depois, transferiu-se para o Celtic, da Escócia, onde permaneceu por duas temporadas, tendo se destacado em ambas. Em setembro de 2015, mesmo ano em que foi convocado para a seleção holandesa pela primeira vez, Van Dijk acabou contratado pelo Southampton por 11,5 milhões de libras — o equivalente, em valores atuais, a pouco mais de R$ 48 milhões.