Foto: Ascom-FAF 44e8c051 0ac0 4b71 8c3d eba63f8874ea Conselho Arbitral do Alagoano 2018

A edição 2018 do Campeonato Alagoano apresentará várias novidades para os clubes e os torcedores. Na tarde desta sexta-feira (17) o Conselho Arbitral da 1ª Divisão, foi realizado em um hotel na orla da capital e definiu os detalhes da competição que terá nove times, que se enfrentam em turno único.

Participam do estadual do próximo ano, ASA, CSA, CRB, CEO, CSE, Coruripe, Dimensão Saúde, Murici e Santa Rita. O Alagoano começa no dia 21 de janeiro de 2018 e terá 13 datas disponíveis no calendário do futebol nacional.

Os times irão se enfrentar em turno único e ao final desta fase, as quatro melhores equipes disputam semifinal e final. A outra ponta da tabela também terá novidades. Penúltimo e último colocados serão rebaixados e apenas um time subirá da segunda para a primeira divisão, com o estadual de 2019 sendo disputado por apenas oito equipes.

A tabela detalhada do Campeonato Alagoano deverá ser divulgada na próxima semana, mas já está definido que na primeira fase, haverá apenas um clássico entre CRB e CSA, que terá mando de campo do time regatiano, confirmado através de sorteio. A carga de ingressos será de 70% para o clube alvirrubro e 30% para os azulinos. No entanto, como haverá apenas um clássico nesta fase, a renda será dividida para os dois times.

Encerrada a primeira fase, os quatro melhores disputam as semifinais. Primeiro e segundo enfrentam quarto e terceiro respectivamente. Na fase final, o time que tiver melhor campanha somadas a primeira fase e a semifinal, decidirá terá o mando de campo no ultimo jogo.

SÉRIE D

As vagas para o Brasileiro da Série D, são destinadas diretamente para campeão e vice. Caso as equipes que cheguem na final já tenham suas divisões garantidas, a vaga será destinada para os próximos colocados, de acordo com a ordem.

Vale lembrar que o CSA, campeão brasileiro da Série C, está garantido na Série B do próximo ano, o CRB precisa de apenas um ponto nas duas ultimas rodadas para se garantir e o ASA, foi rebaixado e está na Série D.

COPA DO BRASIL

As três vagas para a Copa do Brasil 2019 serão destinadas diretamente para o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado, que será definido através da disputa entre as duas equipes derrotadas nas semifinais.

COPA DO NORDESTE

A Copa do Nordeste de 2019, assim como neste ano, terá vaga direta para o campeão, enquanto o segundo colocado terá de disputar uma seletiva. Na atual temporada, o CRB conquistou a vaga direta e o CSA precisou disputar a seletiva diante do Parnahyba, passando pelo time adversário.