6f698107 ee4b 4799 9594 dc064d0c0cd1

Neste domingo, dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, a execução do Projeto Praia Acessível, da Prefeitura de Maceió, foi ainda mais especial. Durante toda a manhã, os assistidos pelo projeto contaram com uma programação diversificada, como o Circuito de Corrida de Rua, etapa Praia Acessível, uma corrida onde todas as pessoas com deficiência puderam participar.

O prefeito Rui Palmeira acompanhou as atividades e ressaltou a importância do projeto para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência em Maceió. “As edições do Praia Acessível são sempre oportunidades de muita alegria para nós e certamente também é para os assistidos. Neste Dia da Pessoa Com Deficiência, não poderia ser diferente, estamos promovendo um dia com música, dança, corrida, judô, banho de mar e gastronomia para que todos possam aproveitar e celebrar o dia da melhor forma, que é  desfrutando dos seus direitos enquanto cidadãos”, pontuou.

Eduardo Aprígio é cadeirante e foi campeão do circuito acessível. “Nunca tinha tido a oportunidade de participar de uma corrida e na primeira vez já consegui o primeiro lugar. É também a minha primeira vez no Praia Acessível, mas já sei que é uma ação excelente e quero voltar outras vezes”, comemorou.

“É um dia festa, um dia dedicado a eles e eu faço sempre questão de trazê-lo e também participar”, acrescentou a dona de casa Geraldina Simões, avó de Cristian Ferreira, que sofre de transtorno mental e aguarda o transplante de um rim.

O Praia Acessível é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj). De acordo com o titular da pasta, Daniel Mello, a edição especial de hoje marca também o encerramento das edições do projeto em 2017, para planejar novas atrações para 2018.

“Este é um projeto de conscientização, uma forma de chamar atenção da sociedade para as necessidades e potencialidades das pessoas com deficiência. Para 2018, queremos fazer com que o Praia Acessível seja executado todos os finais de semana e trazer ainda mais pessoas para participar”, complementou o secretário.