3a06753e 16c5 4d16 b19b 70ad1b62561b

O Santos oficializou nesta terça-feira a contratação do ex-zagueiro William Machado, de 41 anos, como novo gerente de futebol do clube. Com passagens por Corinthians e Grêmio como jogador profissional, o "Capita" estava trabalhando como comentarista na emissora a cabo 'SporTV' nos últimos anos.

Esta não é a primeira vez que William Machado trabalha como diretor, já que desempenhou esta função no Corinthians, em 2010, e no Bahia, em 2013. Ele, no entanto, ficou somente um mês no time paulista e quatro no baiano. Em ambas, alegou desentendimentos internos e falta de autonomia para prosseguir.

Depois de encerrar a carreira de jogador, William Machado estudou gestão de futebol fora do País e conheceu estruturas internacionais. No currículo, possui a Licença B da CBF para técnicos de futebol, formação em Gestão Técnica de Futebol, pela Universidade de Futebol, e em contabilidade, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

De acordo com o comunicado emitido pelo Santos sobre a contratação de William Machado, o novo gerente de futebol terá algumas atribuições. São elas: integração de metodologia e modelo de jogo próprio do Santos da base com o profissional; desenvolvimento e gestão de identidade e conteúdo técnico; coordenação das áreas multidisciplinares do futebol, como Departamento Técnico, Psicologia, Fisiologia e afins; análise integrada de desempenho e recrutamento de atletas orientado pela identidade futebolística do Santos; e inteligência do futebol com a gestão da do elenco de atletas, incluindo performance e disciplina.