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O processo em que Seedorf cobra do Botafogo cerca de R$ 4 milhões poderia ter sido evitado. Cópias de e-mails trocados entre os advogados do ex-jogador e o departamento jurídico do Alvinegro, obtidas com exclusividade pelo EXTRA, mostram que o clube já estava ciente do problema que motivou a ação desde, pelo menos, setembro de 2016.

No ano passado, os representantes do holandês — jogador do Botafogo entre 2012 e 2013 — pediram, por e-mail, comprovantes do cumprimento do contrato. É que o acordo com o jogador estabelecia o pagamento de um valor já descontados os impostos. Segundo os autores do processo, isso não ocorreu. Ou seja, de acordo com eles, o clube não reteve os tributos na fonte e pagaram o valor bruto do salário, o que causou a Seedorf problemas com o fisco da Itália — onde ele foi trabalhar depois.

No começo, advogados do Alvinegro responderam os e-mails sem providenciar o que era pedido. Na última mensagem, em 20 de setembro de 2016, pediam tempo para fazer a pesquisa necessária. A resposta dos advogados de Seedorf chegou no dia seguinte. Eles solicitaram os comprovantes de pagamento de impostos sobre os direitos de imagem do atleta. Não houve retorno.