4adc1bd0 6a2b 4381 8c37 9ef25a9c9f04

Cem "pés" do craque francês Zinedine Zidane, moldados em cristal, foram colocados à venda por 40 mil euros (quase R$ 175 mil, cada). As esculturas homenageiam o gol de placa do ídolo para o Real Madrid na final da Liga dos Campeões de 2002 — e arrecadam fundos para a pesquisa sobre uma doença rara.

O francês vencedor da Copa do Mundo apresentou o conjunto "Zidane’s Crystal Foot", uma coleção de 100 estatuetas de cristal de seu sagrado pé esquerdo que serão vendidas para arrecadar dinheiro à Associação Europeia de Leucodistrofias, que financia os estudos e apoia famílias.

Zidane, que é padrinho da instituição, ficou surpreso em ver que seu pé, com o qual chutou de primeira para marcar sobre o Bayer Leverkusen há 16 anos, era tão venerado.

"Meu pé não vale, não. Não na minha opinião", brincou Zidane no lançamento em Paris, nesta terça-feira.

As estatuetas, feitas por encomenda pela cristaleria Baccarat, são cortadas acima do tornozelo e colocadas em um suporte preto com a assinatura de Zidane gravada.

Cada estatua possui um número individual, de 1 a 100, que podem ser escolhidos por compradores. No entanto, a de número "98", data da vitória da França na Copa do Mundo, já foi vendida.

O ídolo francês deixou o comando do Real Madrid no mês passado após vencer seu terceiro título consecutivo da Liga dos Campeões e negou que tenha negociado assumir a seleção francesa depois da Copa da Rússia.