Foto: Arquivo Pessoal Cc8ce4c5 5f9f 4549 912a 160ef409da9d

O Estado de Alagoas foi bem representado no Campeonato Sulamericano de Karatê, na cidade de Córdoba na Argentina. Atletas do “Grupo de Karatê Roteirense”, da cidade de Roteiro, litoral sul alagoano, Cristiano Santos conquistou ouro e prata, enquanto Carlos Daniel levou medalha de prata e bronze na competição internacional.

A competição reuniu caratecas de vários países da América do Sul e o Brasil teve destaque, principalmente pela presença dos dois alagoanos. Cristiano Santos conquistou a medalha de ouro na categoria adulto, faixa vermelha e laranja, na modalidade Kumitê e uma prata na modalidade Kata.

O outro representante alagoano, Carlos Daniel, ficou com a prata na categoria juvenil, faixa vermelha e laranja, modalidade Kumitê e o bronze na modalidade Kata.

Foto: Arquivo Pessoal

O PROJETO

O grupo foi criado em maio de 2014 e na época contava com apenas quatro alunos. Hoje o número de participantes chega a 73. As aulas acontecem as terças (às 8h) e às  sextas (às 14h), no ginásio da escola Francisco Sebastião Soares Palmeira, sob o comando do professor Leandro Freitas. O único requisito exigido para que os alunos façam parte do projeto é ter matrícula regular no sistema público de educação.

Embora tenha sido criado há apenas três anos, o grupo tem números expressivos no que se refere a conquistas de medalhas e participação em campeonatos. São 32 medalhas de ouro, 37 de prata e 34 de bronze, totalizando 103 medalhas ao longo desse período. Algumas delas têm um significado especial, como as duas de ouro no Norte Nordeste (2016) e as duas de ouro no Campeonato Brasileiro (2015). Esses resultados têm consolidado o Karatê Roteirense como uma potência regional. O título mais recente foi a segunda colocação geral na copa Maceió de Karatê Interestilos, realizada em maio de 2017.