433e1dd4 3549 4537 bdef bc4568c6e699

Você sabia que o risco que o aluno “fitness” se expõe, caso não realize uma avaliação física adequada, vai desde a uma má orientação,até a MORTE? Isso mesmo. Diversos casos de pessoas que iniciam um programa de exercícios inadequados e vão a óbito na academia já "viraram" notícia! Da mesma forma de pessoas que nunca se submeteram a um treinamento e adquirem lesões irreversíveis.

Imagina que você diante de um objetivo específico relacionado a mudança de comportamento, resolve ir a uma academia de ginástica para destinar um tempo a melhoria da qualidade de vida... ou para perder aquelas gordurinhas indesejadas... ou ganhar aquela sonhada massa muscular. Então como comparar o seu antes, durante e depois? A avaliação física e funcional seria a estratégia para que você utilizaria para verificar a evolução desse seu objetivo. Deve ser realizada em períodos curtos de 8 a 12 semanas. É essa a proposta que deveria ser a OBRIGATORIEDADE em TODAS as academias ou qualquer lugar destinado a prática de exercícios físicos.

Desconfie de profissionais que não realizam AVALIAÇÃO FÍSICA antes, durante e depois da primeira planilha de treinamento.

O objetivo da avaliação física é de analisar e  verificar o perfil inicial de condicionamento físico  geral relacionado a saúde de TODOS aqueles que realizam uma prática regular de exercícios físicos para qualquer propósito. Infelizmente, se isso não for realizado, como você saberá a sua REAL EVOLUÇÃO do treino? Como conseguirá montar uma NOVA PLANILHA DE TREINOS? E melhor: como você conseguirá ter a garantia da QUALIDADE dos SERVIÇOS PRESTADOS mediante a comparação do “antes” e “depois”? A avaliação física deve ser contínua! Só conseguimos ajustar um novo treinamento mediante a uma nova avaliação!!!

Somente aqueles que atuam na área de EDUCAÇÃO FÍSICA possuem conhecimento adequado para realizar uma avaliação física.

Não consegue se prescrever ou orientar um programa adequado de exercícios físicos sem controle, o que SOMENTE uma Avaliação Física pode orientar o profissional da área. Geralmente, quando é realizada na maioria das academias, a avaliação física é realizada em um espaço pequeno, desconfortável e... INSTANTÂNEA! Isso mesmo, mais rápida do que um raio! Um avaliação física que se preze, tem o tempo mínimo de 45 minutos. Trata-se de uma avaliação detalhada da vida esportiva e não esportiva do aluno, cliente ou paciente. Além disso, as medidas obedecem um padrão, um protocolo que deve ser seguido fielmente!

Vou mais além. Poucos sabem realizar uma avaliação física com qualidade. As medidas são aferidas em locais específicos. As perguntas devem ser realizadas da forma correta para se obter a resposta adequada para prescrever e orientar.

Infelizmente, a maiorias das pessoas usam do “jeitinho” para não se investir em uma boa avaliação física. Mas saiba que esse “jeitinho” pode atrapalhar todo seu objetivo... até mesmo sua vida... permanentemente!

Um forte abraço!