Depois de voltar do Pan-Americano, em abril passado, sem medalha, Emily Rosa venceu o Campeonato Brasileiro Sub-20, que aconteceu ontem, no CEFAN, Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro. Emily levantou 68kg no arranco e 90kg no arremesso - as duas provas do levantamento de peso - totalizando 158kg, a melhor marca dela na carreira, na categoria até 48kg.

Setenta e oito atletas sub-17 e sub-20 participaram da competição, 45 no masculino e 33 no feminino. Emily, que tem 19 anos, competiu com outras quatro atletas das categorias até 44kg e 48kg, mas, na prática, teve apenas uma adversária: Maiara Oliveira, de 15 anos, que tem os mesmos 47kg de Emily, porém foi inscrita na categoria sub-20. Apesar da vitória praticamente certa, a superação de Emily foi pessoal:

 No arranco, eu melhorei 1kg do que eu tinha feito no último pan-americano. Gostaria de ter feito 70kg, mas não consegui. No arremesso, eu queria fazer 90 e depois tentar 93kg. Mas falhei na primeira tentativa de 90, acho que foi um pouco de medo, porque depois consegui. Estou animada para repetir esse resultado e tentar 93kg no Sul-Americano – disse Emily.

No ano passado, no Pan-Americano Sub-20, em El Salvador, Emily já tinha conseguido levantar os mesmos 68kg no arranco, mas a melhor marca no arremesso era 86kg, quatro a menos do que fez agora. A maior adversária dela na competição nacional seria a mineira Luana Oliveira, única brasileira que foi ao Mundial Junior, no mês passado, em Tóquio, e levou duas medalhas: prata no arranco, com 79kg, e bronze no total, com 169kg. Mas Luana não disputou o campeonato brasileiro.

A próxima competição de Emily Rosa é o Campeonato Sul-Americano, no fim de setembro, com local ainda a definir.