Alagoanos participam do Sulamericano de Karatê na Argentina

  • Paulo Chancey Junior
  • 27/06/2017 15:43
  • Lutas
Foto: Assessoria

Iniciativa e dedicação no esporte são fundamentais para o sucesso. Há três anos o “Grupo de Karatê Roteirense” foi criado para atender crianças, jovens, adultos e agora começa a colher os frutos, com dois atletas convocados para a seleção brasileira que participará do Sulamericano da modalidade, em Córdoba na Argentina.

O grupo foi criado em maio de 2014 e na época contava com apenas quatro alunos. Hoje o número de participantes chega a 73. As aulas acontecem as terças (às 8h) e às  sextas (às 14h), no ginásio da escola Francisco Sebastião Soares Palmeira, sob o comando do professor Leandro Freitas. O único requisito exigido para que os alunos façam parte do projeto é ter matrícula regular no sistema público de educação.

Embora tenha sido criado há apenas três anos, o grupo tem números expressivos no que se refere a conquistas de medalhas e participação em campeonatos. São 32 medalhas de ouro, 37 de prata e 34 de bronze, totalizando 103 medalhas ao longo desse período. Algumas delas têm um significado especial, como as duas de ouro no Norte Nordeste (2016) e as duas de ouro no Campeonato Brasileiro (2015). Esses resultados têm consolidado o Karatê Roteirense como uma potência regional. O título mais recente foi a segunda colocação geral na copa Maceió de Karatê Interestilos, realizada em maio de 2017.

O desempenho do esporte em Roteiro tem chamado atenção nacional. Em maio deste ano, representantes da seleção brasileira de karatê convocaram dois atletas do projeto para integrar a equipe e representar Alagoas no Campeonato Sulamericano, que será realizado na cidade de Córdoba na Argentina, entre os dias 12 e 17 de julho.

Cristiano dos Santos (campeão Norte Nordeste 2016) e Carlos Daniel (Campeão Brasileiro 2015) são os únicos nordestinos a participar do evento. Os treinamentos estão sendo intensos e exigindo cada vez mais dos jovens, como garante o professor Leandro Santos.

“Tudo isso graças ao apoio incondicional da prefeitura de Roteiro através do prefeito Wladimir Britto e do secretário de esporte e lazer Alysson Reis, além da secretaria de educação através da secretária Ana Ribeiro. Os meninos estão se dedicando ao máximo, estamos aprimorando as partes físicas e técnicas para fazer bonito em mais um competição”, explicou.