Seleção alagoana de poker faz bonito em competição nacional

  • Redação
  • 30/07/2019 17:10
  • Notícias

     “Alagoano Rogério Siqueira (foto) é um dos melhores competidores do poker nacional”  

Entre os dias 17 a 18 de julho, o WTC Sheraton da cidade de São Paulo recebeu mais uma vez o renomado Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Realizado anualmente desde 2013, o torneio reúne os melhores jogadores de poker do Brasil em uma disputa sadia entre as seleções estaduais.

Pelo segundo ano consecutivo, 20 seleções estaduais participaram do CBPE, o que sustentou o recorde do ano passado. O evento deste ano foi feito em paralelo a uma etapa do Brazilian Series of Poker (BSOP), que é reconhecido oficialmente como o campeonato brasileiro mais importante da modalidade e é realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH).

Como não poderia ser diferente, todos os holofotes do poker nacional foram direcionados para o salão principal do WCT Sheraton durante dois dias inesquecíveis para o poker brasileiro em São Paulo. Pela primeira vez na história, a seleção de Goiás ganhou o torneio e a vitória também marcou a estreia de uma mulher (Lidiane Moutinho) no comando de uma equipe estadual.

     “Seleção goiana (foto) comemorando o título do CBPE deste ano”

As expectativas eram altas para Alagoas, que mandou um grande time para a disputa da competição. Comandados por Rogério Siqueira, um dos melhores jogadores do poker nacional, a seleção contou com a participação dos atletas Abelardo Cavalcante, Aberivaldo Leite, Bel Leite, Alen Fillipi, Douglas Ataíde e Anderson Silvestre.

Com um dos melhores elencos do CBPE neste ano, Alagoas não decepcionou. Entre as 20 seleções que participaram do evento, a seleção alagoana ficou em nono lugar com um total de 65 pontos.

A nona colocação representou a quarta melhor participação de uma seleção nordestina no CBPE deste ano, atrás somente do Ceará (8º), Pernambuco (6º) e Sergipe (5º).

Apesar do poker de qualidade apresentado durante o evento, a seleção alagoana não conseguiu repetir a quinta colocação conquistada no ano passado, ocasião em que o Estado ficou com a segunda melhor participação nordestina no evento.

Recuperação no segundo dia de disputa

 O CBPE é dividido em dois dias de competição. No primeiro, das 20 seleções que começam o torneio, apenas cinco não avançam para a segunda fase do evento e o Estado do Alagoas quase não passou para o dia final.

Ao todo, o time alagoano conseguiu 33 pontos no primeiro dia de disputa, o que colocou a equipe na 15ª colocação geral, à frente apenas do Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Roraima.

No entanto, na fase final da competição a seleção alagoana conseguiu mostrar todo seu talento e terminou a competição seis posições acima.

Com os 32 pontos somados na etapa final, no segundo dia de competição Alagoas só não pontuou mais do que Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, respectivamente. Não é coincidência que essas quatro seleções formaram o top 4 do CBPE.

Alagoas foi a quinta melhor equipe do segundo dia de torneio e, se tivesse tido uma regularidade maior na primeira fase, provavelmente a seleção teria equiparado ou até mesmo superado a quinta colocação do ano passado, quando somou 77 pontos totais.

Consolidação do poker alagoano entre os melhores do Nordeste 

A boa participação no CBPE deste ano aumenta ainda mais o bom status do poker alagoano. Dos competidores que representaram o Estado na competição deste ano, vale a pena destacar Rogério e Alen.

O primeiro citado é amplamente reconhecido como um dos melhores do Brasil no poker. No ano passado, por exemplo, Rogério foi um dos participantes do Top do Brasil, torneio realizado em Brasília que reuniu os 32 melhores atletas do esporte da mente no país.

Apesar de não ter conquistado o título do evento, a participação serviu como prova de que Rogério está na elite do poker nacional.

Já Alen vive fase ainda melhor do que Rogério e está numa temporada inspirada. O alagoano é o vice-colocado no Kings Series of Poker (KSOP), circuito que é considerado o segundo mais importante do país e que está atrás apenas do BSOP.

Neste ano, três etapas do KSOP já foram realizadas e Alen tem grandes chances de conquistar o troféu, feito que representaria um avanço positivo para a sua carreira e para o poker alagoano como um todo.

No ano passado, Alen ganhou ainda mais reputação quando conquistou o título do Nordeste Poker Series (NPS). Esse é o circuito mais importante da região e a vitória no ranking geral impulsionou a carreira do atleta.

Tanto Rogério quanto Alen representaram muito bem Alagoas no CBPE deste ano e a expectativa é que a dupla de grandes competidores siga vestindo as cores do Estado nessa competição para quem sabe no futuro trazer o inédito título para o poker alagoano.

 Bons competidores também no âmbito online 

A qualidade do Estado do Alagoas quando o assunto é poker também está correlacionada com o fato de que é possível praticar o poker pela internet e emular o que acontece nas mesas dos torneios ao vivo. No Texas Hold’em do 888 Poker, por exemplo, é possível jogar a mesma modalidade do CBPE e de outros eventos de destaque do poker nacional.

No âmbito online, destaque para os competidores alagoanos Henrique Lessa e Hiran “Bass” Mariano. O primeiro citado está entre os 100 melhores do país, uma tarefa muito complicada nas mesas do poker disputado pela internet.

Para se ter uma ideia do quão difícil é estar entre os 100 primeiros, o site Pocketfives (conteúdo em inglês) contabiliza mais de 2.800 competidores nacionais em seu ranking do poker online. Portanto, aparecer na primeira centena do topo brasileiro é uma façanha enorme.

Já Hiran chegou a estar entre os 500 melhores competidores do mundo em 2018, mas caiu um pouco no ranking nos últimos meses e atualmente está entre os 165 melhores do Brasil.

Com mais uma boa participação no CBPE e atletas de qualidade em diferentes segmentos, o poker alagoano aumentou de maneira considerável o seu status nos últimos anos e já está consolidado como um dos mais respeitados do Nordeste.