Corrida traz benefícios, mas também exige preparação

  • Redação
  • 01/10/2019 16:24
  • Geral

Barata e acessível, corrida é democrática e proporciona inúmeros benefícios ao corpo e a mente. Preparar-se é fundamental para evitar lesões.

 

Musculação, dança e lutas. Todos sabem que exercitar-se é fundamental tanto para perder peso quanto para viver mais e melhor. O problema é que boa parte das atividades indicadas por profissionais da área da saúde são praticadas em academias, que nem sempre cabem no apertado orçamento de uma família, especialmente em um contexto de crise econômica. Por conta disso, várias pessoas estão dispostas a mover-se, mas não o fazem simplesmente por não terem condições financeiras.

 

A boa notícia é que há uma atividade que, além de extremamente benéfica ao corpo, tem um custo praticamente zero: a corrida. Seja em uma esteira, na rua, em um parque ou em uma praça, ela pode ser praticada por praticamente qualquer pessoa, a qualquer hora. Basta contar com algumas peças básicas, como tênis e roupas adequadas. Apesar disso, é preciso ter em mente que ela também requer alguns cuidados e preparação adequada.

 

Corrida traz inúmeros benefícios ao corpo

 

Assim como qualquer outro exercício físico, a corrida oferece inúmeros benefícios a seus praticantes. Em primeiro lugar, ela é uma atividade aeróbica com alto gasto calórico, o que a torna uma excelente opção para quem quer emagrecer. Com a queima de gordura, as chances de desenvolver males como diabetes, colesterol alto e outras doença cardiovasculares cai consideravelmente.

 

Isso, porém, não é tudo. A corrida também melhora o condicionamento físico, deixando o coração mais forte e melhorando a circulação. Como durante a prática o corpo libera vários hormônios que proporcionam sensação de prazer (as chamadas endorfinas) quem corre também tem menos riscos de sofrer com ansiedade, depressão e outros males da saúde mental. Trata-se, portanto, de uma atividade barata, democrática e que oferece muitos benefícios à saúde.

 

Por fim, há um aspecto da corrida que nem todos consideram: a socialização. Com cada vez mais pessoas praticando essa atividade, os grupos de corredores se multiplicaram pelo país. Assim, correr tem se tornado cada vez mais uma atividade social, o que, por sua vez, também faz bem para a saúde.

 

Preparar-se é fundamental para evitar problemas de saúde

 

Há quem pense que para começar a praticar corrida de rua basta calçar os tênis e sair. Isso, porém, não é verdade: todo corredor deve ter em mente que, por mais simples que essa atividade pareça, ele deve se preparar para praticá-la. Tudo começa com o cardápio do cotidiano: de acordo com especialistas, é essencial que a alimentação forneça todas as calorias e nutrientes necessários para a prática da atividade. Além disso, os músculos devem estar preparados para o esforço de correr.

 

Também é preciso ter em mente que, por mais que o seu instinto seja correr a todo vapor desde o primeiro treino, profissionais de educação física aconselham paciência. De acordo com eles, no início o ideal é optar por circuitos menores, intercalando a corrida com a caminhada, respeitando o ritmo do corpo. Do mesmo modo, os alongamentos são fundamentais para manter os músculos em boa forma e evitar lesões.

 

Assim como os alongamentos, as meias compressivas também são de grande ajuda para evitar lesões. Ao manter o retorno venoso, elas preservam o calor e a circulação da musculatura, reduzindo as chances de lesões.

 

No caso de corredores iniciantes, é interessante que tais cuidados sejam tomados com o auxílio e supervisão de uma equipe de profissionais qualificados, incluindo médicos, educadores físicos e nutricionistas.

 

Além da preparação, suplementos ajudam corredores

 

Além de cuidar de todas as etapas de preparação antes de correr, há outro item que podem melhorar a qualidade da prática da atividade: os suplementos. Quando eles são consumidos da maneira correta e sob a supervisão de um profissional, só têm a agregar. Por exemplo: quem pratica musculação para preparar o corpo para a corrida pode se beneficiar muito dos benefícios do whey protein. Como esse composto acelera a recuperação dos músculos, ele faz com que os treinos rendam mais, assim como toda a preparação para a atividade.

 

Para quem já corre, o suplemento BCAA pode ser uma boa ideia. Formado por um conjunto de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, o suplemento é fundamental para a recuperação do tecido muscular e para repor seus níveis de energia e enzimas. Quando consumida adequadamente, essa substância é de grande ajuda tanto para o fortalecimento muscular quanto para reduzir as chances de lesões. Isso, porém, não elimina a necessidade de alongamentos, que são fundamentais.

 

Vale ressaltar que, por mais úteis que os suplementos sejam, eles só surtirão efeitos quando consumidos da maneira certa. Em outras palavras, é preciso ficar atento a recomendações como os horários e a dose do consumo. Além disso, é fundamental ter em mente que suplementos não são milagrosos, mas apenas uma ajuda extra. Assim, é fundamental procurar um nutricionista e seguir o plano alimentar recomendado por ele.

 

Conteúdo por agência emarket