Apesar da prorrogação do decreto, clubes devem voltar a treinar neste mês de junho

  • Minuto Esporte
  • 11/06/2020 08:03
  • Esporte
Foto: Divulgação
Campo do estádio
Campo do estádio

Quem imaginava que o decreto governamental anunciado pelo Governador Renan Filho, juntamente com o prefeito e Maceió, Rui Palmeira, fosse liberar diversos setores acabou frustrado com a prorrogação até o dia 22. Porém, os clubes de futebol ainda devem retornar às atividades neste mês de junho.

A grande expectativa relacionada ao esporte, seria o retorno das equipes de futebol profissional de Alagoas voltassem aos treinos já no dia 15. O CSA por exemplo, promoveu uma testagem geral para atletas e funcionários, no modelo “Drive Thru”.

O CRB também já está preparado para o retorno. Os atletas estão sendo comunicados para voltarem à Maceió e aguardarem a liberação oficial para o iniciarem a fase de treinos.

O decreto governamental porém, foi prorrogado para o dia 22, ou seja, tuso continua como está. No entanto, no próximo dia 15, o Governo irá divulgar um protocolo retomada gradual e segura das atividades, para diversos setores.

Dessa forma, o MinutoEsportes apurou, que assim como o setor produtivo, o futebol profissional deve ter flexibilizado os treinamentos, com início marcado para o dia 22.

Presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, destacou que a medida não surpreende. “Não ficamos surpresos porque sabemos de todas as precauções que estão sendo tomadas. Está clara a flexibilização, mas assim como os outros setores, vamos aguardar os próximos dias. A luta continua, o momento é difícil, mas vamos trabalhar para fazer tudo da forma correta e segura”, disse o dirigente, que ainda reforçou o compromisso com o futebol alagoano.

“Outros estados estão retomando as atividades. Competições ainda terão de aguardar, mas vamos seguir o ritmo e caso problemas apareçam, contaminações sejam confirmadas nesse processo, vamos rever”, completou.

Tanto CSA, como CRB, que irão encabeçar a retomada das atividades, seguirão protocolos internacionais para a volta aos treinos. Assim como no futebol europeu, atletas e funcionários serão testados com frequência.

A rotina de treinos será bem diferente, com as atividades acontecendo em grupos, em média, de quatro blocos separados. Os atletas receberão seus kits de treinamento e terão a responsabilidade de manter limpos, tendo em vista que não haverá permanência nos vestiários.

E assim será a rotina dos clubes, com monitoramento constante e álcool em gel, antes, durante e depois das atividades.