FCF diz que não liberação do futebol resultará em "cenário extremamente negativo"

  • André Almeida- Diário do Nordeste
  • 05/07/2020 14:44
  • Futebol
Divulgação
Arena Castelão deverá receber maioria dos jogos do Estadual
Arena Castelão deverá receber maioria dos jogos do Estadual

Um dia após a determinação do Governo do Estado de não incluir o retorno do futebol na fase 3 do plano de retomada, a Federação Cearense de Futebol (FCF) se manifestou. Através de nota oficial em seu site, a entidade destacou os cuidados que estão sendo tomados para a retomada do futebol cearense, incluindo o protocolo para realização de jogos.

"Dentre as ações que são realizadas no ambiente interno das instituições esportivas, destacamos a sanitização dos espaços, os controles de acessos e testagem dos árbitros, atletas, comissões e demais profissionais que participam dos treinos, bem como o acompanhamento devido das operações de todas as atividades. Estas ações têm permitido o máximo de segurança a todos e geram importantes resultados para a continuidade das demais etapas de desenvolvimento do processo de retomada", diz um trecho.

A entidade destaca ainda que a volta do Campeonato Cearense, neste momento, é necessária.

"A medida que o cenário melhora e conforme se apresenta atualmente nos relatórios das autoridades competentes, entendemos que a antecipação da data para o retorno do Campeonato Cearense de Futebol Série A-2020 é necessária, uma vez que os protocolos de treinos aplicados pelos clubes e arbitragem, também, têm se apresentado eficientes, controlados e extremamente positivos para avançarmos à próxima etapa".

Além disso, a FCF demonstrou preocupação com a decisão do governador Camilo Santana (PT), afirmando que poderá acarretar em sérias consequências.

"Neste momento, acreditamos que ainda seja possível promovermos a recuperação gradativa e segura da economia do futebol cearense e, consequentemente, o amortecimento dos impactos negativos proporcionados em outras indústrias da economia local, além de atender a uma necessidade de reorganização esportiva e financeira do próprio mercado. Do contrário, teremos um cenário extremamente negativo e com demissões em massa devido aos altos custos para manutenção em um momento em que a matéria prima da modalidade está inativa e não há estímulos para a geração de receitas nas entidades esportivas", finaliza.

VEJA A NOTA COMPLETA DA FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL

Em 17 de março de 2020, a Federação Cearense de Futebol suspendeu, por prazo indeterminado, a realização de jogos válidos pelo Campeonato Cearense Série A em decorrência da pandemia da COVID-19. Durante este período, estamos enfrentando os mais diversos impactos negativos provocados na indústria esportiva, mantendo o profissionalismo e responsabilidade necessários a todos.

Para tanto, desde os dias iniciais de paralisação das atividades, a FCF, juntamente com os seus clubes filiados, dedicou suas atenções para estudos, análises e elaborações de protocolos, visando a aplicação de estratégias e medidas nos treinos dos clubes e jogos oficiais do nosso futebol após autorização pelos órgãos competentes.

Dentre os protocolos elaborados, cabe destacar os protocolos de treinos, de estádios e de jogos; compreendendo as particularidades e os detalhamentos de cada momento e cada ambiente, partindo de um contexto geral e tratando das especificidades, e, claro, baseados sempre na ciência e nas determinações dos órgãos da saúde.

Após as devidas aprovações e passado um mês de autorização para retorno aos treinos, os clubes e a arbitragem estão desenvolvendo as atividades para devido retorno aos jogos das competições oficiais e seguindo os cronogramas com base no número de jogos previsto para a temporada 2020.

Dentre as ações que são realizadas no ambiente interno das instituições esportivas, destacamos a sanitização dos espaços, os controles de acessos e testagem dos árbitros, atletas, comissões e demais profissionais que participam dos treinos, bem como o acompanhamento devido das operações de todas as atividades. Estas ações têm permitido o máximo de segurança a todos e geram importantes resultados para a continuidade das demais etapas de desenvolvimento do processo de retomada.

Com isto, reforçamos que nosso objetivo é continuar a promover cenários possíveis e que permitam o máximo de segurança aos envolvidos com a modalidade, posto que tratamos a indústria do futebol de forma profissional, organizada e dedicando o zelo, a atenção e a importância que os profissionais da indústria sempre merecem.

A medida que o cenário melhora e conforme se apresenta atualmente nos relatórios das autoridades competentes, entendemos que a antecipação da data para o retorno do Campeonato Cearense de Futebol Série A-2020 é necessária, uma vez que os protocolos de treinos aplicados pelos clubes e arbitragem, também, têm se apresentado eficientes, controlados e extremamente positivos para avançarmos à próxima etapa.

Reforçamos que os jogos oficiais, ainda que sem a presença de público, possibilitam a geração de receitas para os clubes e entidades envolvidas, uma vez que o futebol possui relações comerciais de patrocínio, apoio e parceria com empresas de diversos mercados da indústria.

Neste momento, acreditamos que ainda seja possível promovermos a recuperação gradativa e segura da econômica do futebol cearense e, consequentemente, o amortecimento dos impactos negativos proporcionados em outras indústrias da economia local, além de atender a uma necessidade de reorganização esportiva e financeira do próprio mercado.

Do contrário, teremos um cenário extremamente negativo e com demissões em massa devido aos altos custos para manutenção em um momento em que a matéria prima da modalidade está inativa e não há estímulos para a geração de receitas nas entidades esportivas.

Diretoria da Federação Cearense de Futebol