Após greve, São Caetano recorre à base para evitar W.O. e é goleado por 9 a 0 na Série D

  • ExtraOnline
  • 25/10/2020 10:19
  • Futebol
Divulgação

O São Caetano vive uma de suas piores crises financeiras e administrativas de sua história. Como resultado, mais um triste capítulo foi escrito neste sábado. A goleada por 9 a 0 sofrida para o Pelotas-RS, na verdade, é apenas consequência de uma semana que teve greve dos atletas profissionais, ameaça de W.O e escalação às pressas de jogadores da base para atuar na Série D do Campeonato Brasileiro.

Para entender a crise, precisamos voltar um pouco no tempo. Jogadores, funcionários e prestadores de serviço do São Caetano anunciaram greve em razão do atraso de salários. Este foi o motivo que fez o técnico Alexandre Gallo, que foi campeão do Campeonato Paulista da Série A-2, pedir demissão do cargo. O clube não paga salário há quatro meses e está com cinco meses atrasados de direitos de imagem.

Em nota divulgada, os jogadores reclamam que o atraso ''se arrasta pelos últimos meses no clube'' e ameaçaram não enfrentar em campo contra o Pelotas-RS, neste sábado. Diante da queixa, o Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) decretou a suspensão das atividades no clube.

"Definimos por não disputar a próxima partida, para que atitudes sejam tomadas e desta forma corrigir o rumo dete time que tanto respeitamos", dizia a nota.

Além da falta do pagamento, os jogadores reclamaram que não receberam as premiações referentes às conquistas da Copa Paulista de 2019 e da Série A-2 do Paulistão de 2020, além de 13º salários, FGTS e auxílio-moradia.

À Gazeta Esportiva, alguns atletas revelaram que estão com ordem de despejo por não pagar aluguel. A equipe ocupa a última posição do grupo 8 da Série D, com cinco pontos. O Pelotasassumiu a liderança provisória da chave, com 15 pontos, mesma pontuação de Joinville e Novorizontino.

A crise do Azulão é consequência da briga política entre Saúl Klein, antigo investidor e ex-herdeiro das Casas Bahia, e Nairo Ferreira, presidente da empresa que gerencia o futebol do São Caetano. Saul sempre ajudou financeiramente o time do ABC paulista com quantias milionárias, mas cortou o apoio após desentendimento com os dirigentes e decidiu investir na Ferroviária, também de São Paulo.

Até a manhã deste sábado, a partida seria um W.O. Mas a diretoria do São Caetano decidiu escalar uma equipe recheada de atletas da categoria de base para enfrentar o Pelotas-RS, no Anacleto Campanella. Ao todo, conseguiu reunir 16 jogadores do elenco sub-17 e sub-20 que aceitaram entrar em campo. Eles disputaram o primeiro jogo profissional da carreira.

Inclusive, um dos atletas, chegou ao Anacleto Campanella apenas às 17h50. A partida, inicialmente marcada para 18h, começou com sete minutos de atraso.