Vasco: Ministério Público do Trabalho abre ação contra clube por conta de demissão em massa

  • ExtraOnline
  • 13/04/2021 21:49
  • Notícias
Rafael Ribeiro
Jorge Salgado, novo presidente do Vasco
Jorge Salgado, novo presidente do Vasco

O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) abriu uma ação na Justiça do Trabalho contra o Vasco, referente à demissão de 186 funcionários do clube em março. Os desligamentos ocorreram no mês passado, já na gestão de Jorge Salgado, e o MPT alega que não houve cumprimento das obrigações trabalhistas, como taxas rescisórias. A procuradoria pede uma multa de R$ 5 milhões ao Gigante da Colina.

"Nesta sexta-feira (12/03), comunicamos o desligamento de 186 funcionários do Vasco da Gama, representando uma redução de 35% na folha de pagamento do Clube. O Vasco da Gama realizará hoje o pagamento dos salários referentes aos meses de janeiro e fevereiro/21 a todos os funcionários que estão sendo desligados. O CRVG contratou empresa especializada de recolocação de pessoal para auxiliar esses profissionais no processo de transição de suas carreiras, declarou o clube na época.

O Ministério sugeriu a recontratação dos funcionários e mencionou que não houve negociação

prévia com os sindicatos. Tendo isso em vista, recomendaram o pagamento de plano de saúde e cesta de alimentação enquanto durar a pandemia de Covid-19, sob risco de multa de R$ 5 milhões.

De acordo com a procuradora do caso, Viviann Brito Mattos, os profissionais foram dispensados de forma "ilícita, injusta e abusivamente, sem prévia negociação coletiva, diálogo socia, pagamento das verbas rescisórias e direitos adquiridos no decurso da relação jurídica de emprego e atraso de mais de quatro meses de salário, o que se afigura essencial, principalmente se se levar em consideração o momento pandêmico por que se está a passar, para assegurar um patamar mínimo civilizatório".