Agora gestor, alagoano Yohansson Nascimento avalia expectativa brasileira nos Jogos Paralímpicos

  • Paulo Chancey Junior
  • 27/08/2021 12:37
  • Futebol

Há cinco anos atras, o alagoano Yohansson Nascimento estava competindo em alto nível nas pistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Agora gestor, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ele está do lado de fora das pistas, acompanhando toda a delegação brasileira em Tóquio no Japão e avalia o atual momento do esporte, além da expectativa de resultados para a atual edição dos Jogos.

“A expectativa do Brasil são as melhores possíveis. Queremos muito poder estar fazendo aqui em Tóquio, o melhor resultado do Brasil em paraolimpíadas. Estamos bem confiantes, agora é só esperar os dias das competições que estaremos preparados para isso”, avaliou.

O objetivo é superar o resultado de 2016, quando o Brasil somou 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.

Yohansson falou sobre a dificuldade dos atletas em treinar durante a pandemia e afirmou que o CPB adotou medidas para ajudar os competidores.

“A princípio, a pandemia atrapalhou sim a nossa preparação. Tivemos que fechar o centro paralímpico por três meses. Mas logo depois, o CPB adotou medidas que fizessem com que todos os atletas pudessem fazer o seu melhor”, disse.

O Comitê Paraolímpico Brasileiro vem investindo nos atletas de base e de alto rendimento. Capacitando professores e visando o a formação de grande atletas. Yohansson destacou o investimento que vem sendo feito.

“Muitos projetos que o CPB vem fazendo ao longo dos anos, eu posso citar, o grande sucesso é o investimento que vem sendo feito. Desde os atletas de base ao alto rendimento. Capacitando professores no Brasil inteiro, com o nosso programa de educação paralímpica, capacitamos quase 30 mil professores. Queremos evoluir também na questão do alto rendimento, na formação de grande atletas no Brasil inteiro”, destacou.

Alagoas terá uma representante nos Jogos Paralímpicos, a atleta Marivana Oliveira, que vai competir no lançamento de disco e no arremesso de peso.