Retrospectiva: Altos e baixos marcaram campanhas das equipes alagoanas

  • João Carlos Viana
  • 28/12/2021 09:49
  • Futebol
Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

O ano de 2021 foi de altos e baixos para o futebol alagoano. Quatro equipes representaram o estado nas competições nacionais.

 

CSA e CRB foram as equipes que mais se destacaram no âmbito nacional durante o ano, que começou com disputa das competições locais.

 

Em janeiro, a primeira competição foi a Copa Alagoas. O ASA conquistou o título, vencendo o Coruripe na final. Com isso, o clube alvinegro conquistou a vaga na Série D.

 

No Campeonato Alagoano, CSA e CRB fizeram a final da competição, com o time azulino vencendo o regatas nos pênaltis. O CSE ficou na terceira colocação do estadual, garantindo assim a vaga para a Série D de 2022.

Na Copa do Nordeste, as duas equipes alagoanas foram eliminadas nas quartas de finais. O CSA perdeu para o Fortaleza, por 2 a 1, fora de casa. Já o CRB foi goleado pelo Bahia, por 4 a 0.

O maior destaque do Futebol alagoano na temporada foi na Copa do Brasil. O CRB chegou até as oitavas de final da competição. O clube eliminou o Palmeiras nos pênaltis, pela terceira fase da competição. Nas oitavas, o regatas foi eliminado pelo Fortaleza.

O CSA não conseguiu render na competição nacional. A equipe foi eliminada pelo Remo, no Estádio Rei Pelé, ainda na segunda fase da Copa do Brasil.

No Campeonato Brasileiro da Série B, os dois clubes oscilaram na competição e não conquistaram o objeto principal, que era o acesso à Série A.

O CSA começou o campeonato em baixa, frequentando a zona do rebaixamento, trocou dois treinadores e só encaixou com a volta de Mozart Santos. A equipe embalou e terminou a competição não 5ª colocação, com 62 pontos conquistados.

O CRB fez um primeiro turno espetacular, brigando pelo G4. Mas, a oscilação veio no segundo turno. Quando a equipe passou quase três meses sem vencer como mandante e terminou a Série B na 7ª colocação, com 60 pontos.