FIFA 23 da EA promete ‘cross-play’ entre jogadores e mira em se tornar ‘free-to-play’

  • 14/03/2022 08:44
  • Notícias

 

Segundo insiders do mundo dos games, o próximo jogo da franquia mais querida da EA sports está com promessas de se tornar “cross-play”, isso significa que finalmente os fãs do game se enfrentarão em diferentes plataformas, como PlayStation e Xbox, um grande e antigo sonho que está bem perto de se concretizar. 

Além disso, a Electronic Arts trará as versões masculina e feminina da Copa do Mundo e diversas melhorias técnicas.

Contudo, o rumor que tem chamado mais a atenção dos entusiastas da franquia é a possibilidade do FIFA 23 ser "free-to-play", ou seja, de graça!

 

 

Ambição por parte da EA?

 

O cross-play, logicamente, é algo muito esperado pelos fãs do Fifa e uma conquista que deve ser bastante celebrada, mas a gratuidade do jogo é algo que tem trazido boas discussões nesse meio.

A grande maioria dos jogadores diz que passou da hora de não terem que desembolsar todo ano para jogá-lo, visto que a venda dos jogos não é o único foco de lucro da franquia. Além disso, o fato de ser lançado um novo game anualmente traz ainda mais indignação à comunidade, pois as atualizações são sutis e o preço bastante salgado.

Assim como muitos jogos por aí, o Fifa possui o seu próprio sistema de jogos de azar, que traz muitos lucros para a empresa. O Ultimate Team, funciona como um caça níqueis, onde o jogador paga para ter (na sorte) as melhores cartas, e assim conseguir formar o time dos sonhos. Contudo, o dinheiro investido e o time montado com esforço vão para o ralo a cada lançamento.

 

Os frutos dessas decisões

 

Se as atitudes forem realmente tomadas, a EA com certeza encherá os seus cofrinhos, pois o cross-play trará ainda mais popularidade para o título e o free-to-play escancara as portas para a comunidade gamer.

Obviamente, todo mundo gostaria de jogar Fifa 23 de graça, mas o buraco é mais embaixo.

Para a coisa funcionar, o jogo deve ser muito bem pensado. Ter uma base sólida e fiel é tão importante quanto ter um público que gasta com os artifícios do game, afinal são eles que mantém as engrenagens rodando, com um matchmaking rápido e ativo. O mais legal disso é que a comunidade do Fifa possui ambas as qualidades para alcançar o sucesso, ou seja, a EA tem a faca e o queijo na mão.

Além disso, a própria Electronic Arts vem buscando popularizar ainda mais seus títulos mais competitivos no mundo dos e-sports, indústria que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Um Fifa 23 com free-to-play e cross-play traria novos jogadores e consequentemente novas competições.

 

 

O futuro do Fifa

Fifa é uma franquia adorada pelo público, referência em games de esportes e se as promessas forem cumpridas a popularidade do jogo irá às alturas, como foi visto com Call of Duty: Warzone e Fortnite, por exemplo. Games free-to-play de franquias já conhecidas e que tinham uma abordagem parecida com a do Fifa atualmente, mas que deram super certo e hoje são adorados nas arquibancadas das arenas de e-sports.