Com mais de 500 participantes, Copa Alagoas de Judô e Natação reforça importância do desporto escolar

  • Assessoria
  • 10/05/2022 18:17
  • Notícias
Foto: Assessoria

No último sábado (7), 512 estudantes-atletas de escolas públicas, particulares e instituições de todo estado, participaram da Copa Alagoas de Natação Escolar e da Copa Alagoas de Judô Escolar.

A Federação Alagoana de Esportes Escolares (Faec) comemora o número de inscritos, que superou as expectativas.

"A gente não esperava um número tão expressivo de participantes e isso mostra o quanto o esporte está se desenvolvendo no meio escolar, o quanto vem crescendo", disse Irã Cândido, presidente da Faec.

Ele destacou ainda o nível das competições. Mesmo com a parada nas atividades escolares  por causa da pandemia, os eventos mostraram que os estudantes têm se interessado e se dedicado cada vez mais ao esporte escolar.

"O que nós vimos durante a copa de judô e natação não foi só um número grande de inscritos. Vimos principalmente, a qualidade dos nossos atletas que vem crescendo muito em todas as categorias escolares. Ficamos muito felizes com o que presenciamos", reforçou Irã.

O presidente chama atenção também para a importância de despertar o interesse pelo esporte desde cedo e, para isso, o ambiente escolar é o mais favorável.

"A gente tem trabalho com o início, que é o Festival. São os pequenininhos, com alunos a partir de 3 anos de idade, como vimos no final de semana. E trouxemos a novidade que foi a categoria de ex-atleta escolar, que são jovens com mais de 17 anos e puderam participar também para relembrar o tempo de atleta escolar. E isso é muito legal porque eles servem de exemplo para quem está começando", comemorou o presidente.

As competições foram realizadas na quadra e no parque aquático do Colégio Santíssimo Senhor, que contou com uma estrutura disponibilizada pela Faec utilizada em grandes competições, como os softwares usados no placar. Irã destaca também a arbitragem que esteve presente e trabalhou durante a Copa.

A Faec parabeniza todos os estudantes-atletas, pais e responsáveis, além de professores e instituições de ensino por incentivar a prática do esporte no ambiente escolar. A Federação acredita que o desporto escolar é o caminho para formar cidadãos conscientes e atletas de alto rendimento.

A International School Sport Federation (ISF) mencionou a competição em suas redes sociais. A ISF foi fundada em 1972 e é o organismo internacional que organiza e coordena, em nível mundial, as competições do desporto escolar.