Árbitro alagoano representa o estado no Mundial Escolar de Voleibol

  • MinutoEsporte com Assessoria
  • 20/06/2022 13:47
  • Notícias
Foto: Assessoria / Divulgação
O árbitro Allan Medeiros
O árbitro Allan Medeiros

O árbitro Allan Medeiros é o representante de Alagoas no Mundial Escolar de Voleibol, evento que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná. A abertura será nesta segunda-feira (20) e a competição segue até o dia 27 reunindo estudantes-atletas de 16 países.

O Brasil está sendo representado pelos estados do Paraná e São Paulo. O evento acontece pela primeira vez no país.

Allan desembarcou na cidade no domingo (19) e vai participar da arbitragem de 2 a 3 partidas por dia durando o Mundial. Para ele, uma experiência que soma à sua vida profissional e pessoal.

“É muito importante para meu crescimento profissional poder apitar um evento mundial, o que me dá oportunidade de vivenciar outras culturas além da troca de experiências com os árbitros de outros países”, disse o árbitro.

Ele avalia o nível técnico da competição como altíssimo, com vários atletas da seleção brasileira de base, além dos atletas internacionais.

Allan tem experiência em grandes eventos esportivo como o Campeonato Brasileiro Escolar, disputado em Abril na mesma cidade, e o Campeonato Brasileiro de Seleções, que aconteceu em Brasília. Ele coleciona em sua carreira mais de seis campeonatos brasileiros.

“Eu estou vindo de um Campeonato Brasileiro de Seleções onde fiz a avaliação para árbitro nacional. Estou muito preparado para contribuir positivamente no mundial universitário”, garantiu Allan.

O alagoano disse ainda que quem ganha com sua participação em uma competição mundial é Alagoas, já que toda experiência adquirida será repassada e aplicada nas competições locais.

“O campeonato Mundial Escolar será uma realização de um sonho como árbitro e estou muito feliz e poder contribuir para o bom andamento da competição. E com toda certeza voltarei pra Maceió um árbitro ainda mais experiente, pronto para dividir todo aprendizado”, finalizou.

Sobre o Mundial Escolar de Voleibol

A Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), realiza entre os dias, 19 e 27 de junho, o Mundial Escolar de Voleibol. O evento acontece pela primeira vez no Brasil, na turística cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Ao todo estudantes-atletas de 16 países que buscam o título mundial e irão viver a emoção de representar escolas de vários continentes em uma competição internacional.

País sede do evento, o Brasil será representado por duas escolas, tanto no feminino, quanto no masculino. Grande campeão brasileiro, o Colégio Campos Salles, de São Paulo, forma a equipe A do Brasil no mundial.

Já as escolas campeãs da Seletiva Paranaense, integram a equipe B tupiniquim na competição. Os times são compostos por estudantes-atletas dos colégios: São Vicente de Paula, da cidade de Nova Esperança, e também da Associação Educacional e Assistencial Martin Luther, do município de Marechal Cândido Rondon.

Os confrontos serão disputados em 3 ginásios. No Costa Cavalcanti, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e na Arena CBDE, montada dentro do Centro de Convenções do Hotel Bourbon, onde as delegações estão hospedadas.

As delegações começaram a chegar no sábado (18), quando também ocorreu também o sorteio que definiu o chaveamento dos grupos formados pelas equipes que participam do evento.

Pelo masculino, o “Brasil A”, ficou no grupo D, ao lado de França e Croácia. Já o “Brasil B”, no grupo C, acompanhado da Grécia, Israel e da ‘hermana’, Argentina.

Pelo feminino, o “Brasil A”, figura no grupo B, composto pela França e Israel. Já o “Brasil B”, se mantém no grupo A, formado pela Turquia, Croácia e Argentina.

Realizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o Mundial Escolar de Voleibol será transmitido ao vivo através do canal do youtube da CBDE.