Presidente do CRB fala da importância do CBC para futuro dos esportes no clube

  • Assesoria
  • 07/08/2022 22:23
  • Notícias
Foto: Assessoria

Anunciando a integração com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o CRB realizou uma coletiva de imprensa com a participação do presidente do clube, Mário Marroquim e o vice-presidente de jogos olímpicos, Ricardo Moraes, na última quarta-feira (3), para comentar sobre as recentes mudanças no clube. Juntamente com o CBC, o Clube de Regatas Brasil desenvolverá, inicialmente, quatro esportes olímpicos, entre eles atletismo, basquete 3x3, handebol e voleibol.

Para Mário Marroquim, o CRB tem hoje a oportunidade de crescer ainda mais e se destacar também pelos demais esportes desenvolvidos. “A gente tem um senso comum de poder trabalhar o CRB como um clube e não apenas como um time de futebol. Trazendo para as hóstias regatianas todos os esportes, sejam eles olímpicos, e o futebol, principalmente a nossa divisão de base do futebol, que é o grande carro chefe para gerar receitas para o futuro em um clube que queira crescer, e o CRB quer sempre crescer. Então trazendo pra gente o nosso vice-presidente Ricardo Moraes, com o pensamento comum, voltando ao crescimento e participação, foi que o CRB conseguiu participar do CBC”, contou.

A partir do primeiro ano de participação no Comitê, o clube tem acesso à seminários, oficinas de esportes olímpicos, e tendo a possibilidade de viajar para o Brasil todo com passagens e hospedagens pagas. Com a regularidade, o CRB passa a ser um time credenciado, proporcionando o ganho de recursos para aquisição de equipamentos e vestuários, e a partir do terceiro ano as vantagens vão se ampliando.

“A lei Pelé criou o sistema nacional do desporto, que visa promover e aprimorar o esporte de alto rendimento. Dentro das entidades que compõem esse sistema está o CBC, que engloba as categorias dos clubes das modalidades olímpicas, e atualmente, o único clube do estado vinculado ao CBC é o CRB. Com um sonho de clube, temos o sonho de fazer o CRB grande não só no futebol, e o Comitê propicia os meios, com recursos humanos, materiais e estruturais, para que o clube possa desenvolver as outras modalidades. Então é um sonho que está sendo alcançado. E através do CBC, vamos ter a possibilidade de fazer o CRB cada vez maior”, explicou o vice-presidente de jogos olímpicos, Ricardo Moraes.

Ainda segundo explicação de Ricardo, o CBC é um sistema que cobra a prestação de contas, então o clube deve apresentar tudo que está sendo oferecido, prestando contas de passagens, hospedagens, atletas que participaram, entre outras questões. Sendo assim, para a inclusão de mais modalidades é necessário que haja um bom desempenho das modalidades já existentes.

Sobre o futuro do time regatiano, o presidente Mário reafirma o compromisso para uma gestão mais ampla. “O CRB hoje pensa de forma mais ampla e coletiva com todas as possibilidades de esportes que temos aqui no clube regatiano. O grande desafio de um clube de futebol não é só fazer contratação de jogador, a gente faz uma gestão muito mais ampla dentro de uma cenário macro do clube, onde temos que olhar todos os setores. Um clube centenário onde existe a necessidade de fazer o planejamento e a gestão de pessoas. Para se tornar grande ou maior do que já é, é necessário criar a sustentação”.

O Comitê Brasileiro de Clubes tem o objetivo de fortalecer clubes e associações esportivas para possibilitar melhores condições para o desempenho das modalidades olímpicas e dos atletas para  competições de alto rendimento. No CRB as primeiras equipes a receber o benefício do CBC serão a masculina e feminina de handebol.