Alagoanos e grandes nomes disputam o qualifying do Pure Beach, na Praia do Francês, nesta quarta-feira

  • Assessoria
  • 10/04/2023 16:37
  • Esporte
Crédito: Paxá Sports
Arena montada na Praia do Francês
Arena montada na Praia do Francês

Começa nesta quarta-feira, dia 12, a partir das 10h, o Pure Beach, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), evento BT 400 com premiação de US$ 35 mil e dos maiores do mundo do circuito de Beach Tennis da Federação Internacional de Tênis.

 

O primeiro dia do evento com 1.300 atletas de doze países (Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, Porto Rico, Venezuela, Portugal, França, Rússia, Chile e Letônia) terá a disputa do qualifying onde os atletas vão buscar oito vagas na chave principal masculina e na feminina de uma das maiores competições do mundo do esporte que traz todos os top 10 do ranking mundial masculino e feminino.

 

O quali estará bem forte com presença do carioca Diogo Carneiro, ex-top 10 mundial e vice-campeão mundial pelo Brasil em 2017. Ele atuará com o gaúcho Fabrício Neis, que vem embalado com um título no BT 50 em Barueri (SP) e vice-campeonato no último final de semana no BT 200 de Indaiatuba (SP).

 

Os alagoanos vão brigar pela vaga na chave principal. O experiente Eurico Cahu jogará ao lado do pernambucano Fernando Albuquerque. André Lyra, outro alagoano, atuará com Henrique Teixeira e Flávio Moura atuará com o paulista José Luiz.

 

No feminino, Caroline Gurgel, de Natal (RN), vice-campeã do Macena Open edição 2021, disputa o quali ao lado da capixaba Brunella Paiva. Lilian Ferreira será a única representante alagoana no quali. Ela jogará com Mariana Peracini.

 

A competição, que vai oferecer 440 pontos no ranking mundial para os profissionais, tem a chave principal largando na quinta-feira, 13, a partir das 10h, com as finais no dia 15. No dia 16 serão disputadas as chaves do torneio BT 10.

 

Entre os destaques do masculino estarão Michelle Cappelletti e Antomi Ramos, ambos líderes do ranking e atuais campeões do Pure Beach, Mattia Spoto e Nicolas Gianotti, dupla número dois da tabela, o número 1 do Brasil e quinto do mundo, André Baran, com o russo Nikita Burmakin. Allan Oliveira (7º), jogará com o paulista João Wiesinger (18º) e Thales Santos (8º) atuará com o espanhol Gerard Querol (14º). Theo Irigaray (9º) estará com o italiano Doriano Beccaccioli (10º) .

 

As estrelas internacionais já chegam a partir da noite desta terça-feira na Praia do Francês e devem bater bola na arena já no mesmo dia.

 

Entre as mulheres, o torneio terá as principais duplas do mundo. As bicampeãs mundiais e atuais campeãs do Pure Beach, Giulia Gasparri e Ninny Valentini vão em busca do título e terão a concorrência de Sofia Cimatti e Nicole Nobile, segunda melhor do mundo, a dupla da brasileira Rafaella Miiller, 5ª, e a venezuelana Patrícia Diaz como terceira favorita, as atuais campeãs, Sophia Chow, Rainha de Alagoas, e a italiana Flaminia Daina, a experiente parceria da tetracampeã mundial, Joana Cortez, com a ex-líder, a alemã Maraike Biglmaier, a juventude de Vitoria Marchezini, de 17 anos, com a espanhola Eva Palos, campeãs recentemente nos  Emirados Árabes, além de Marcela Vita com a italiana Giulia Trippa.

 

Os alagoanos virão com os irmãos Pedro e Paulo Consiglio jogando juntos além de Gabriel Padilha que atuará com o mineiro Jair Neto. No feminino, Agatha Wanderley, filha da jogadora medalhista olímpica de vôlei, Ida, vai representar o estado ao lado de Fernando Firmo.

 

O evento contará com a transmissão dos canais Sportv no sábado, 15, com as semifinais e finais do masculino e feminino e do canal Play BT durante todo o evento.

 

Paralelo aos eventos profissionais ocorrem os eventos amadores nas categorias A, B, C e D , categorias veteranas 40 e 50+ e juvenis Sub 18 e Sub 14.

 

Confira a lista das principais duplas do torneio:

 

Masculino

 

1 - Antomi Ramos/Michelle Cappelletti (ESP/ITA)

2 - Mattia Spoto/Nicolas Gianotti (ITA/FRA)

3 - André Baran/Nikita Burmakin (BRA/RUS)

4 - Theo Irigaray/Doriano Beccaccioli (FRA/ITA)

5 - Thales Santos/Gerard Querol (BRA/ESP)

6 - Mathieu Guegano/Maximilian Andersons (FRA/LET)

7 - Allan Oliveira/João Wiesinger (BRA)

8 - Ramon Guedez/Carlos Vigon (VEN)

 

Feminino

 

1 - Giulia Gasparri/Ninny Valentini (ITA)

2 - Sofia Cimatti/Nicole Nobile (ITA)

3 - Rafaella Miiller/Patrícia Diaz (BRA/VEN)

4 - Sophia Chow/Flaminia Daina (BRA/ITA)

5 - Vitória Marchezini/Eva Palos (BRA/ESP)

6 - Greta Giusti/Veronica Casadei (ITA)

7 - Marcela Vita/Giulia Trippa (BRA/ITA)

8 - Joana Cortez/Maraike Biglmaier (BRA/ALE)

 

O 2º Pure Beach tem o apoio institucional da Prefeitura de Marechal Deodoro, conta com os patrocínios da Angioneuro, da Alagoas Ambiental e da Solar Coca-Cola que oferece suporte na sustentabilidade realizando reciclagem de resíduos. O Hotel Oficial é o  Hotel Ponta Verde. A bola oficial é a AI Beach Tennis.