Estudantes-atletas da Escola Rosalvo Ribeiro vão representar Alagoas no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino

  • Assessoria
  • 18/04/2023 18:01
  • Esporte

Estudantes-atletas da Escola Rosalvo Ribeiro, de Rio Largo, vão representar Alagoas no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. A competição será disputada de 23 a 30 de abril na cidade de Palmas (TO). A delegação, formada por 17 atletas, sob o comando do técnico Romero Farias, embarca no domingo (23), primeiro dia do evento esportivo, a tempo de participar da abertura.

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), através da parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), arca com todos os benefícios incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte interno e camisa do evento.

“Para a FAEC é uma satisfação enorme ter uma escola alagoana participando de uma competição nacional com os benefícios ofertados. Essa sempre foi a nossa prioridade, darmos igualdade de oportunidades às escolas públicas e particulares, para que Alagoas pudesse ter representantes em todos os eventos”, afirma o presidente da FAEC, Irã Cândido.

As meninas começaram a treinar ainda em 2022 e os trabalhos foram intensificados nessa reta final. O caminho não foi fácil ao longo desse tempo. “A dificuldade maior foi a de não conseguir fazer amistosos preparatórios, pois as escolas não têm equipes de futebol de campo feminino”, lamentou o professor.

As meninas têm idade média de 16 anos. "Uma equipe ainda muito jovem, mas com uma disposição extraordinária", disse Romero.

Todos vivem uma grande expectativa com a proximidade do embarque e a chance de mostrar o resultado do trabalho em uma competição de alto nível. O técnico reforça os desafios e a determinação da delegação para enfrentar essa importante competição.

"A expectativa é imensa, ansiedade de começar logo o evento e fazer o melhor possível dentro das nossas condições. Vamos enfrentar a equipe da casa, do estado de Tocantins. Acreditamos que esse deve ser o nosso maior desafio", disse o experiente técnico que tem formação acadêmica pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e há 22 anos trabalha com o esporte escolar.

A zagueira Valesca, de 15 anos, entende a responsabilidade de participar de uma competição de alto nível. “A gente vai jogar para conseguir trazer essa medalha. É uma oportunidade única da gente participar desse campeonato. Uma oportunidade que muitas pessoas não podem ter. A gente só tem a agradecer e nosso foco é conseguir essa medalha”.

Evelin Manuela, 15 anos, ponta direita da equipe, está confiante nos resultados. “Minha expectativa é chegar lá e vencer, jogar com garra e muita disposição. Vamos jogar com muita raça”.

Mundial será no Marrocos

O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol 2023 é uma competição escolar que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva, enaltecendo os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade, como espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.

O evento será classificatório para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023

Os campeões da série OURO desta seletiva nacional terão vagas garantidas no Mundial Escolar de Futebol.

O evento é promovido e realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Em Alagoas tem a parceria da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC).

A etapa masculina será disputada entre os dias 16 e 23 de maio, em Recife (PE).