Governo de Alagoas garante alimentação, hospedagem, transporte e atendimento médico para atletas

  • Agência Alagoas
  • 22/07/2023 14:36
  • Geral
Foto: Assessoria

Mais de 7.500 estudantes atletas disputam, desde o último dia 15, o maior evento do desporto escolar de Alagoas, os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). A competição vai mobilizar escolas públicas e particulares de todo o Estado até o dia 25 e, para que tudo transcorra como planejado, o Governo de Alagoas disponibilizou uma estrutura que inclui, transporte, alimentação, hospedagem e atendimento médico.

Tudo para que os atletas possam viver as emoções do esporte com segurança e tranquilidade. A competição ocorre em Maceió, que conta com aproximadamente 3 mil atletas, enquanto outros 4.500 do interior se deslocam para a capital para a disputa de suas partidas. Na quarta-feira (19), por exemplo, sete estiveram nas finais do handebol e do voleibol. E para atender aos atletas, foi montada uma estrutura para o Jeal que siga à risca o padrão praticado nacionalmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

No que concerne ao transporte, por exemplo, diariamente, em média, sete ônibus transportam as equipes com horários de saída entre 6h30 e 11h30, levando-os para a disputa de suas partidas, mas também para o almoço, retornando-o, em seguida, para os hotéis. Já às 18h, são realizadas novas viagens conduzindo as equipes para o jantar, voltando novamente para os hotéis após a refeição.

No quesito alimentação, são servidos, diariamente, almoço e jantar, respectivamente, nos horários das 11h às 15h e das 18h às 22h no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche e Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa. O café da manhã já está garantido nos hotéis. “Nos dias de maior movimento, chegamos a ter, em média, 1.400 refeições servidas no almoço e outras 1.400 no jantar”, calcula Socorro Dias, coordenadora da alimentação no Jeal.

O Estado também garantiu a hospedagem dos atletas em 21 hotéis e pousadas nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Mangabeiras. A organização do evento ainda teve uma atenção especial com a saúde: uma ambulância está disponível 24h no Ginásio Lauthenay Perdigão e, em caso de urgência nos hotéis ou lesão durante as partidas, o estudante, dependendo da gravidade da situação, será encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o hospital de referência do estado (o HGE).

Batidos todos os recordes no maior Jeal da história

Considerado o maior Jeal de todos os tempos, a edição 2023 bateu recordes. A competição chega a metade da disputa e já bateu vários recordes. São mais de 7.500 atletas nas fases regionais e estadual, 23 modalidades, 15 ginásios e arenas esportivas, mais de 9 mil diárias de hospedagem, mais de 10 mil refeições, além de uma equipe com mais de 100 pessoas para garantir que tudo aconteça da melhor forma. Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), são organizados pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Educação e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, juntamente com a Federação Alagoana de Esportes Colegiais. Neste ano, contou ainda com as parcerias da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de Alagoas e Secretaria de Turismo de Alagoas.