Reis do Nordeste: Os 5 maiores artilheiros da história do futebol nordestino

  • 28/05/2024 08:46
  • Artigos

 

O Nordeste brasileiro já revelou muitos craques de futebol que brilharam no país e no exterior. Nomes como Rivaldo, Júnior, Daniel Alves, Roberto Firmino e Hulk saíram dessa região e, inclusive, de clubes nordestinos. No entanto, apesar do talento de jogadores e da história de equipes como Bahia, Ceará, Vitória, Fortaleza, Náutico, Sport e Santa Cruz, a trajetória dessas equipes segue sendo desconhecida para muitos do eixo Rio-São Paulo.

No entanto, esse cenário vem mudando nos últimos anos. Basta ver a ascensão de torneios como a Copa do Nordeste. A competição reúne os maiores times da região e é um sucesso de audiência não só no Nordeste. Esse sucesso não se restringe somente a audiência, pois de esporte bet fazem uma cobertura completa em todas as partidas do torneio.

 

 

Mas quais são os maiores artilheiros do futebol nordestino? Nesse artigo nós listamos os 5 maiores goleadores que sacudiram as redes pelos gramados do Nordeste. Confira a lista:

 

Alberi (ABC) – 210 gols
 

Alberi é o segundo maior goleador na história do ABC, com 210 gols, ficando apenas atrás de Jorginho, que marcou nove a mais. Ele representou o clube entre os anos de 1968 e 1974. Durante esse período, Alberi teve sucesso, ajudando o ABC a conquistar cinco títulos estaduais e ganhou a Bola de Prata em 1972, sendo eleito para o time ideal do Campeonato Brasileiro daquele ano.

 

Jorginho (ABC) – 219 gols

 

O quarto maior artilheiro do Nordeste também fez sucesso defendendo as cores do alvinegro potiguar. Ao longo de 500 partidas, Jorginho marcou 219 gols, o que dá uma média de pouco mais de 0,4 gols por jogo. Ele também conquistou vários títulos pelo ABC, um total de dez em toda a sua carreira.

 

Bita (Náutico) – 223 gols

 

Bita é o principal artilheiro do Náutico, com um total de 223 gols. Ele foi jogador do clube pernambucano entre 1962 e 1968, tendo sido apelidado de "Homem do Rifle". Sua passagem pelo clube foi marcada pelo feito inédito de conquistar o hexacampeonato consecutivo, um feito sem precedentes na história do futebol de Pernambuco. Além disso, Bita também teve experiências importantes no Santa Cruz e no Nacional do Uruguai. Ele faleceu em 1992, aos 50 anos de idade.

 

Carlito (Bahia) – 233 gols

 

Carlito é o atacante mais goleador da história do Bahia, tendo defendido o clube tricolor entre 1946 e 1959. Durante sua carreira, ele ganhou oito títulos do Campeonato Baiano, além da Taça Brasil de 1959, que foi o primeiro torneio nacional vencido pelo Esquadrão. Além disso, Carlito é o maior artilheiro do clássico Ba-Vi, com um total de 21 gols.

 

Gildo (Ceará) – 262 gols

 

A primeira posição vai para a lenda alvinegra, o atacante Gildo. Ele defendeu o Vozão durante uma década, entre 1961 e 1971. Durante esse período, Gildo contribuiu para a conquista de quatro títulos estaduais e uma taça no Torneio Norte-Nordeste, em 1969. Além do Ceará, ele também defendeu as cores do Santa Cruz e do América-SP. Gildo faleceu em 2016, aos 76 anos de idade.