Um vídeo de Joel Santana tentando falar inglês, enquanto treinador da seleção da África do Sul, ganhou a internet e ficou marcado na memória dos torcedores. Agora, o técnico terá mais uma oportunidade de aperfeiçoar o idioma. Isso porque foi contratado pelo Black Gold Oil, time que disputa uma liga semiprofissional nos Estados Unidos.

Durante a sua passagem pela seleção da África do Sul, Joel Santana ficou em quarto lugar na Copa das Confederações. Mas não foi isso que mais chamou a atenção dos que acompanham o futebol, o fato dele se colocar disponível para conceder entrevistas ao vivo em inglês, mesmo sem dominar a língua rendeu diversos memes na internet.

A performance do treinador com o idioma virou piada na África do Sul e fez com que a seleção colocassse como pré-requisito principal que o próximo treinador tivesse completo domínio da língua.

Essa não parece ser uma exigência do Black Gold Oil. Segundo o clube, o acerto entre as partes ocorreu em maio, mas por conta de questões pessoais, Joel pediu para iniciar os trabalhos este mês. O técnico estava sem clube desde abril, após deixar o Boavista ao término do Campeonato Carioca.

"Eu conheço o Joel de algumas intermediações que fiz em outros clubes, onde acabei tendo a oportunidade de conhecê-lo. Levei alguns jogadores para o Vitória, onde ele era treinador. Para o Brasiliense, onde ele era treinador", explicou Wilson Bellissi, dono do clube americano.

O Black Gold Oil foi fundado recentemente e nos últimos meses realizou alguns amistosos no ABC Paulista contra equipes do interior de São Paulo e promovendo testes para o elenco. No próximo dia 17, o time embarca rumo ao Nordeste para outra parte da pré-temporada e vai passar por cidades como Petrolina, Cratos e Juazeiro, segundo a programação.