Marco Antônio/Secom Maceió Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Manhã ensolarada e perfeita para atividades ao ar livre. Se você pensou em praia, saiba que para pessoas com deficiência esta não era uma das escolhas mais simples. Não antes do projeto Praia Acessível, ação de inclusão para pessoas com deficiência da Prefeitura de Maceió, realizada uma vez por mês, e que atende pessoas com deficiência de diversas instituições sociais, levando momentos de descontração e diversão aos participantes.

Neste sábado (01), a última edição do ano do projeto foi ampliada para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na segunda-feira (03). A programação contou ainda com aulas de zumba, brincadeiras, música, entre outras atividades.

“É muito bacana a gente poder proporcionar o passeio de bicicleta adaptada, o banho de mar em cadeiras anfíbias, ver o pessoal do basquete em cadeira de rodas. Agradeço o apoio das instituições que estão sempre aqui, todos os que prestam este grande serviço”, disse o prefeito Rui Palmeira, que foi pessoalmente prestigiar o evento.

Dezenas de pessoas participaram da ação. “Sensibilizamos toda a população para este dia de luta e hoje tivemos mais uma edição especial do Praia Acessível, que é realizado todos os meses e tem crescido muito, com a participação de usuários de várias entidades. É um prazer recebê-los e ampliarmos nossas ações com a parceria da Maurício de Nassau, do Conselho, é uma honra poder prestar essa homenagem a eles”, destacou o secretário de Esporte, Daniel Mello.

A cadeirante Regina Oliveira foi acompanhada do filho, da nora e do neto para aproveitar o dia na praia “É algo novo. Diferente para quem é deficiente. Tem um ano e meio que perdi a perna e ainda não chegou minha prótese. Fiquei eufórica por estar aqui, pois faz tempo que não vou à praia. Ver o mar e poder tomar um banho, é maravilhoso”, disse.

Toda a ação contou com a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o trabalho das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS).