Marco Antônio/ Secom Maceió Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Semelj) de Maceió encerrou o ano de 2018 com resultados positivos. Foi realizado um intenso trabalho de fomento ao esporte e lazer em toda capital. Diversos atletas de alto rendimento receberam o apoio do órgão para competir dentro e fora do país.

No decorrer do ano houve destaque também na execução dos projetos sociais; Praia Acessível, Lazer Itinerante, Jogos de Salão da Pessoa Idosa (JOSPI), Estação de Treino Funcional, Viva Vôlei e o lançamento da Escolinha Maceió Beach Soccer, que atende crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. Sem contar com a inauguração do primeiro campo de futebol com grama sintética público de Maceió, que vai beneficiar toda a comunidade do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes.

Com o compromisso em estimular a prática de atividades físicas entre os maceioenses, a Semelj disponibiliza durante o ano inteiro um espaço gratuito de musculação na orla da Ponta Verde. O projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Banco Itaú, vai lançar o segundo ponto da Academia Maceió em 2019. O local ainda será definido pelo prefeito Rui Palmeira. Em média, 350 pessoas por dia praticam atividades físicas no ambiente da orla marítima. A expectativa é que o serviço seja descentralizado com a chegada desta segunda Academia, podendo atender o maior número de pessoas.

Em agosto deste ano, a capital alagoana recebeu pela segunda vez consecutiva um dos maiores eventos esportivos da América Latina, o IronMan 70.3, realizado na orla da Pajuçara, graças a parceria realizada entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Semelj e IronMan Brasil. Foram mais de 1400 atletas e mais de 7000 pessoas participando do evento, o que movimentou a economia local em 16,8 milhões, firmando a cidade como um importante destino de eventos esportivos.

Além do saldo positivo deixado na economia, a parceria reativou o espaço de treinamento Álvaro Vasconcelos Filho, que desde dezembro de 2015, foi sancionada a Lei Nº. 6.504, que garante a interdição das vias para a prática do triatlo (competição que inclui provas de corrida, ciclismo e natação). A orla de Maceió tem o cenário ideal para triatletas que visam competições, a exemplo do IronMan 70.3, que terá a terceira edição consecutiva na capital alagoana em agosto de 2019.

Para o secretário da Semelj, Daniel Mello, o ano de 2018 foi muito bom para a população de Maceió, sobretudo na prática do esporte e lazer em diversos bairros da cidade. “Desde o início da gestão, nós assumimos o compromisso de executar atividades para o fomento do esporte e lazer em bairros de vulnerabilidade social, através dos projetos e ações da nossa secretaria, que vem atuando intensamente para o crescimento da sociedade”, destacou Mello.

Ações de 2018:

Escolinha Maceió Beach Soccer: Projeto inaugurado em agosto deste ano, através da parceria firmada entre a Semelj e a Federação Alagoana de Beach Soccer (Fabs), estimulou crianças com idade entre 7 e 14 anos a participarem da modalidade esportiva. As aulas da Escolinha, aplicadas por profissionais da Fabs, acontecem todas as terças e quintas-feiras, no período matutino e vespertino, no Posto 7, na Praia da Jatiúca, próximo ao Hotel Jatiúca.

Jogos de Salão da Pessoa Idosa- JOSPI: Lançado em setembro, no Corredor Vera Arruda, o projeto que será realizado uma vez por ano, tem como objetivo reunir pessoas da terceira idade em espaços públicos, para proporcionar momentos de lazer, através dos jogos de mesa (dominó, xadrez, dama e outros). O Conselho Municipal do Idoso é parceiro do projeto desenvolvido pela Semelj. Além dos jogos, apresentações culturais também foram realizadas no dia do lançamento.

Estação de Treinamento Funcional: Ação realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), funciona de segunda a sexta-feira, durante os períodos da manhã e tarde, visa assegurar aos moradores dos bairros que foram contemplados com a ação momentos de lazer e oficinas de educação em saúde. Os bairros que receberam o programa foram: Feitosa, Conjunto Osman Loureiro, Canaã, Benedito Bentes, Vergel e Fernão Velho. Novos bairros serão contemplados com o projeto em 2019.

Praia Acessível: Às 10 edições realizadas na Praça Gerônimo Ciqueira, na Praia da Pajuçara, atraiu, por edição, aproximadamente 300 pessoas com deficiência, que participaram de várias atividades esportivas adaptadas e recreativas, a exemplo do futebol de areia, vôlei, basquete, corrida acessível, bocha, entre outras. Sem contar com o tradicional banho de mar assistido, por meio das cadeiras anfíbias, disponibilizadas pela Semelj.

Lazer Itinerante: Ao longo do ano, o projeto desenvolveu nove edições, percorrendo os bairros de: Bebedouro (Março), Conjunto Santa Maria (Abril), Vale do Reginaldo (Maio), Jacintinho (Julho), Santa Lúcia (Agosto), Fernão Velho (Setembro), Benedito Bentes (Outubro), Pontal da Barra (Novembro) e Jatiúca (Dezembro), sempre com o objetivo de resgatar as antigas brincadeiras de rua, como futebol de barrinha, queimado, vôlei, quebra pote, amarelinha e entre outras.

Viva Vôlei: Projeto da Confederação Brasileira de Vôlei em parceria com o Banco do Brasil e a Semelj em Maceió, atendeu cerca de 96 crianças de 7 e 14 anos, que estiveram devidamente matriculados na Rede de Ensino Municipal. As aulas de iniciação ao vôlei foram desenvolvidas todas as terças e quintas-feiras, manhã e tarde, no Ginásio Arivaldo Maia, localizado no bairro do Jacintinho.

Vila Olímpica: Localizada na Av. Alice Carolina, Cidade Universitária, oferece serviços gratuitos para os moradores da parte alta da cidade a exemplo das aulas de dança, futsal, vôlei, jiu-jitsu, funcional, ginástica aeróbica, pilates, capoeira, entre outras.