Foto: Paulo Chancey Junior Sala do VAR no Rei Pelé

O Árbitro de vídeo ou VAR, como ficou mundialmente conhecido, chegou ao Estádio Rei Pelé. Na noite desta terça-feira (30), a equipe de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atuou numa partida teste e aprovou o sistema para o jogo oficial, entre CSA e Palmeiras pelo Brasileirão Série A, nesta quarta-feira (01).

A partida teste envolveu equipes das categorias de base do CSA, mas a arbitragem é profissional, a mesma que irá atuar no jogo da Série A neste meio de semana.

Comandou o jogo, Caio Max Augusto Vieira (CBF/RN), que teve como assistentes, Alessandro Álvaro Rocha de Matos (FIFA/BA) e Cleriston Clay Barreto Rios (CBF/SE), com José Ricardo Laranjeira (CBF/AL) como 4º árbitro e o Analista de Campo, Charles Hebert (CBF/AL), também estava em campo e avaliou o trabalho.

“Um momento histórico para o futebol alagoano. O VAR é um sistema mundial e agora chegou no Rei Pelé. Trabalhamos bastante para que esse momento chegasse e agora vamos seguir aprimorando o espaço e aprendendo com a equipe da CBF que estará praticamente toda a semana aqui”, afirmou Charles Hebert, que é Presidente da Comissão de Árbitros da Federação Alagoana de Futebol (CA-FAF) e também Secretário Executivo do Esporte, Lazer e Juventude.

A equipe do VAR foi composta por árbitros nacionalmente conhecidos, como: Árbitro de Vídeo: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS); Assistentes de Árbitro de Vídeo: Jean Pierre Gonçalves Lima (CBF/RS) e Elicarlos Franco de Oliveira (CBF/BA), além do Supervisor de Protocolo: Vayran da Silva Rocha (CBF/SC).

Foto: Paulo Chancey Junior

 

Coordenador de Projetos do VAR, Guilherme Barbosa veio do Rio de Janeiro para avaliar o teste final do sistema em Maceió e confirmou o funcionamento do equipamento.

“O Estádio Rei Pelé vem passando por melhorias e a equipe a administração trabalhou bastante para oferecer um espaço amplo de trabalho. Vamos continuar fazemos alguns ajustes, mas o VAR funcionou e agora é seguir para o jogo oficial”, disse.

O VAR estará em funcionamento, de forma oficial, nesta quarta-feira, às 16h00, na partida entre CSA e Palmeiras, pela segunda rodada do Brasileirão Série A.