VÍDEO: Taxistas buscam apoio de vereadores para regulamentar táxi-lotação

  • 25/03/2009 07:57
  • Maceió
Presidente José Adriano está reunido com uma comissão. (Foto:Wadson Correia)
Taxistas de Maceió, que trabalham com o transporte de lotação, estão reunidos em frente ao prédio da Uncisal, localizado a rua Pedro Monteiro, no Centro, onde acontece na manhã desta quarta-feira (25) sessão pública da Câmara de Vereadores. Representantes da categoria foram recebidos durante a sessão e levaram ao plenário a discussão para a regulamentação do transporte lotação na capital alagoana.

O trânsito na região está congestionado. Guardas municipais foram acionados e fazem a segurança em frente ao prédio. Munidos de carro de som e com uma tenda montada, os taxistas, que garantem contar com o apoio da população, solicitam o apoio dos vereadores para que o projeto que regulamenta o táxi-lotação seja aprovado.

Segundo representantes do sindicato dos táxi-lotação, José Adriano, é necessário que haja bom senso para a regulamentação dos 10% da frota, para atender o sistema táxi-lotação. “É uma vergonha os taxistas que são pegos fazendo o transporte serem recolhidos pela SMTT e só são liberados após pagarem uma multa que chega ao valor de R$ 260,00”, desabafa o sindicalista.

Os taxistas explicam que a frota de lotação não atingiria o transporte coletivo, nem o bolso dos empresários, já que os 10% da frota somente beneficiaria 5% da população que depende dos ônibus. “Enquanto os ônibus transportam cerca de 100 pessoas por viagem, nós da lotação só transportamos quatro passageiros”, coloca um taxista.

Carlos do Nascimento trabalha como lotação. À reportagem do Cada Minuto, o taxista disse que no mês passado foi multado enquanto trabalhava. “Meu carro foi guinchado covardemente e tive que pagar uma multa de R$ 380,00 para voltar ao trabalho. Se não o projeto não for regularizado, corro o risco de perder a praça caso seja multado novamente”, fala o taxista.

Outro ponto apresentado no projeto seria a caracterização dos táxis-lotação.