Foto: Divulgação 1315004854escola luiz bastos

A expectativa esta á chegando ao fim. No próximo domingo (06), Maceió recebe a maior competição de triathlon do mundo, o IronMan, que irá realizar a sua edição 70.3. O evento que tem apoio e chanceada Federação Alagoana de Triathlon (Faltri),  acontece a partir das 06h00 da manhã e tem previsão de encerrar no início da tarde. Para esta primeira edição, foram 1.000 inscritos do Brasil e exterior e mais de 100 alagoanos.

O IronMan 70.3 Alagoas oferecerá um percurso de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida pela cidade de Maceió. A prova começará na praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, em um percurso de natação de uma volta. Da praia, os atletas saem para o percurso da bike, que será composto por duas voltas iguais em direção à Praia do Francês. A conclusão da prova será com uma meia maratona de 21 k em voltas pela Praia Pajuçara.

De acordo com Adriana Mangabeira, presidente da Faltri, o evento projeta a cidade de Maceió para eventos de maior porte. “Tenho 15 anos de prática de Triathlon e já competi em vários lugares do mundo. Costumo dizer que Alagoas é ainda mais bonita do que o Havaí, onde assisti a Copa do Mundo de IronMan. Portanto, ter o Ironman em Alagoas é muito emocionante, pois sempre acreditei na beleza e condições climáticas para ter essa prova no meu Estado”, destacou.

No sábado (5), o evento preparou uma edição voltada para as crianças, o IronKids. Mais de 200 crianças até 12 anos farão o percurso de corrida de até 1k, sem cunho competitivo. Segundo Adriana, o objetivo é incentivar à prática de esportes ainda na infância e fazer a alegria de crianças com câncer. “Algumas das crianças possuem os pais como exemplo por já serem praticantes de atividades físicas. Ao final do trajeto, todos eles ganham medalha e na retirada dos kits fazem doações de brinquedos para as crianças da Apala. É um evento lindo, emocionante”, assegura.

O IronMan é uma prova que tem se expandido pelo mundo inteiro, principalmente no Brasil. A edição 70.3 Alagoas oferecerá 30 vagas para o Mundial IRONMAN 70.3 2018 entre os atletas amadores. O Mundial de 2018 acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, em Nelson Mandela Bay – África do Sul. Para esta edição de domingo as inscrições já esgotaram há mais de 60 dias e é preciso que a população esteja atenta ao trajeto. “Respeitamos o trânsito e convidamos a população para ir à praia assistir ao evento. Vale muito a pena”, alerta a presidente.

“Podemos afirmar que nosso evento já é um sucesso. Está todo homologado, com toda documentação em dia. Para se ter uma ideia, não temos mais vagas para participar da prova, o que é excelente, e nossa expectativa é de que durante esta semana de evento Maceió receba uma média de 15 mil turistas entre atletas, equipes e familiares. Ou seja, vamos movimentar toda uma cadeia econômica em Maceió, gerar mil empregos temporários no dia do evento e esperamos que este seja apenas a primeira de muitas outras provas acontecendo aqui”, finaliza Adriana.