Pedro Kirilos / Agência O Globo Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Com uma base veterana, o técnico Aleksandar Petrovic anunciou nesta segunda-feira a relação dos 15 jogadores a convocação para a seleção brasileira masculina de basquete para preparação para a Copa do Mundo da China. O Mundial será realizado entre 31 de agosto e 15 de setembro.

Entre os convocados pelo treinador croata, o ala-armador Alex é o mais velho da relação, com 39 anos. Ele está acompanhado de antigos companheiros de seleção, e com passagens pela NBA, como Anderson Varejão, 36, Leandrinho, 36, Marcelinho Huertas, 36 e Marquinhos, 35.

A lista é mesclada por novos valores do país, que atuam no momento na liga norte-americana. É o caso do ala Bruno Caboclo, 27, do Memphis Grizzlies, do ala Didi, recém escolhido no draft pelo New Orleans Pelicans, e pelo pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls.

“Com isso, o grupo apresenta uma mescla boa, com todos os jogadores podendo jogar em alto nível. Por isso, me sinto contente com os atletas que foram convocados para iniciar a preparação no dia 25. Depois disso, tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer”, acrescentou Petrovic, que é irmão do falecido jogador Drazen Petrovic.

Confira a lista completa:

Armadores:

Marcelinho Huertas (armador) - Sem clube

Rafa Luz (armador) - MoraBanc Andorra (ESP)

Yago (armador) CA Paulistano (BRA)

Vitor Benite (ala-armador) - Pablo Burgos (ESP)

Alas:

Alex Ribeiro Garcia - Minas Tênis Clube (BRA)

Jhonatan Luz - CR Flamengo (BRA)

Didi - New Orleans Pelicans (EUA)

Marquinhos - CR Flamengo (BRA)

Leandrinho - Minas Tênis Clube (BRA)

Bruno Caboclo - Memphis Grizzlies (EUA)

Pivôs:

Lucas Dias (ala-pivô) - Sesi Franca (BRA)

Rafael Hettsheimeir (ala-pivô) - Sesi Franca (BRA)

Anderson Varejão (pivô) - CR Flamengo (BRA)

Augusto Lima (pivô) - San Pablo Burgos (ESP)

Cristiano Felício (pivô) - Chicago Bulls (EUA)

Calendário tem amistosos de preparação

O grupo se apresenta em Anápolis (GO). Em agosto, haverá dois amistosos preparatórios contra o Uruguai. No mesmo mês, de 14 a 17, já com os 12 jogadores do Mundial definidos, o Brasil jogará torneio amistoso em Lyon, na França.

O grupo viaja então para a China. De 20 a 28 de agosto, disputa amistosos em Guangzhou, Wuhan e Liaoning. Entre 29 e 30 de agosto, a seleção brasileira treina em Nanjing, na fase final de preparação.

O Brasil está no Grupo F da competição, e irá enfrentar Grécia, Montenegro e Nova Zelândia na primeira fase do Mundial.