Terremoto de 4,5 graus atinge fronteira do Acre com o Peru

  • 21/04/2009 02:44
  • Brasil/Mundo

Um tremor de terra de magnitude 4,5 na escala Richter foi detectado nesta terça-feira na região amazônica pelo sistema de monitoramento da Sociedade Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

 

O tremor foi registrado às 12h30 (horário de Brasília). Segundo a USGS, o epicentro do terremoto, na fronteira do Acre com o Peru, foi a 265 km a sudeste da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, a 380 km a oeste da cidade de Rio Branco.

 

De acordo com o centro, o tremor ocorreu a 623,3 km de profundidade. No Peru, a cidade mais próxima ao epicentro é Pucallpa, a 385 km do local.

 

Segundo a polícia e o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, o tremor não foi sentido no município.

 

A escala de medida de energia sísmica liberada por terremotos conhecida como Richter surgiu em 1935, idealizada pelo sismólogo americano Charles F. Richter. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, Richter criou um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas.

 

A escala Richter foi inicialmente criada para medir apenas a magnitude de tremores no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico --o sismógrafo Wood-Anderson. Apesar da limitação original e do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada hoje.