Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, ironizou os protestos feitos nesta terça-feira (13), na Avenida Paulista contra cortes na educação realizadas no mesmo dia pela UNE (União Nacional dos Estudantes). Na piada, o político citou a Portuguesa, tradicional clube da cidade de São Paulo, que completa 99 anos nesta quarta-feira (14). Abraham ironizou o número de manifestantes, os comparando com a torcida da Lusa. Em seguida, ao corrigir a grafia da palavra “kombi”, afirmou que, quando escreveu o comentário, “estava rindo”. 

A Portuguesa  não deixou barato e respondeu ao tweet do ministro, ressaltando a história do clube e corrigindo Abraham , que havia escrito Portuguesa Futebol Clube ao se referir à equipe. O nome correto do clube é Associação Portuguesa de Desportos.

A Lusa está atualmente disputando a Copa Paulista, competição que da ao campeão a vaga para a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil. No entanto, o time do técnico Zé Maria faz má campanha e está com sete pontos, ao lado da equipe sub-23 do Corinthians. Só não está na lanterna pelo número de gols marcados e, a duas rodadas do fim da primeira fase, corre o risco de não se classificar para a próxima etapa do torneio.

Mergulhado em dívidas que ultrapassam os R$ 350 milhões, e com o estádio do Canindé indo a leilão, a Portuguesa faz outra temporada ruim em 2019. A Lusa segue sem disputar uma competição nacional desde 2018. Terminou em 11º lugar na Série A2 do Paulistão, a dois pontos da zona de descenso para a Série A3.