Sesau promove capacitação para municípios na área de promoção à saúde

  • annaclaudia
  • 23/04/2009 09:00
  • Municípios
A diretoria de Promoção à Saúde, da secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza na próxima segunda e terça-feira, a partir das 8h30, na Barra de São Miguel, um treinamento na área de planejamento estratégico, destinado aos 31 municípios que tiveram projetos aprovados o ano passado pelo Ministério da Saúde. A capacitação contará com a participação da técnica da Sesau e consultora na área de planejamento estratégico, Silvana Medeiros.

A diretora de Promoção à Saúde, Eliane Padilha, disse que os técnicos durante os dois dias terão orientação de como deve trabalhar as ações do projeto, o impacto que causará na comunidade, os indicadores de resultado, qual a situação do município, quais os problemas que levaram a implantar o projeto, conseqüência que causa na cidade, a solução para o caso.

Um outro ponto de pauta do encontro será a aplicação dos recursos liberados pelo governo Federal destinados a promoção à saúde, para viabilização dos projetos. O Ministério da Saúde liberou em dezembro do ano passado R$ 40 mil e, em seguida R$ 12 mil. Com a liberação desse último montante, Eliane Padilha explicou que, os técnicos serão orientados como os recursos poderão ser utilizados. Os 31 projetos aprovados pelo Ministério da Saúde destinados aos municípios alagoanos têm como foco a violência, atividade física e a violência no trânsito.

Participam do evento técnicos dos municípios de Batalha, Cajueiro, Campo Grande, Colônia de Leopoldina, Coruripe, Estrela de Alagoas, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Japaratinga, Joaquim Gomes, Maragogi, Marechal Deodoro, Messias, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, São Luís do Quitunde, União dos Palmares, Feira Grande, Maceió, Matriz de Camaragibe, Palmeira dos Índios, Pilar, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e Arapiraca.