Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Os Campeonatos Estaduais do jeito que estamos acostumados a acompanhar na Globo têm prazo para acabar. As federações de futebol dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já conversaram com o canal, responsável pela nova ideia que será discutida nos próximos meses.

A intenção da detentora dos direitos dos campeonatos que abrem as transmissões do Futebol é que um formato similar seja implementado nos torneios: dois turnos distintos e semifinais e finais para a decisão.

O Campeonato Carioca foi dado como exemplo. O torneio foi redesenhado nos últimos anos, garantindo uma audiência satisfatória para a Globo. As mudanças estão em conjunto com a CBF, que determinou para 2020 a agenda de jogos seja enxugada para apenas 16 datas. As informações são do site Máquina do Esporte.

Leonardo Barbosa, diretor de competições da Federação Mineira de Futebol (FMF), falou sobre as possíveis mudanças. “A Globo nos solicitou fazer essa alteração no calendário e padronizar os formatos de competições. Temos de agora conversar com os clubes para aprovar esse novo modelo”, revelou.

O único campeonato que não terá mudanças é o Paulistão, e isso graças ao grande número de telespectadores das últimas edições. Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos duelam pelo menos duas vezes antes das semifinais e finais, o que garante uma alta audiência. Até 2021, a Globo tem contrato com as quatro federações.