Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Comissão de Arbitragem da Federação Alagoana de Futebol divulgou nesta sexta-feira (08), a relação dos árbitros e assistentes indicados do quadro da entidade para atuar nos jogos da Copa Alagoas e do Campeonato Alagoano 2020. 19 árbitros e 21 assistentes foram indicados pela CA-FAF. Os profissionais devem efetuar a entrega de documentos e exames até o dia 29 deste mês junto à Corregedoria de arbitragem.

Os árbitros são: Denis da Silva Ribeiro Serafim, José Ricardo Vasconcelos Laranjeira, Rafael Carlos Salgueiro Lima, José Reinaldo Figueiredo, Hélder Brasileiro de Aquino, Francisco Carlos do NascimentoJonata de Souza Gouveia, José Ailton da Silva, José Jaini Oliveira Bispo, Gustavo da Silva, Márcio dos Santos Oliveira, Marcus André de Melo, Gleiton Lins Vieira, Felype Wanderley Tenório Uruba, Andrey Matheus Barreto e Wiomar Santana de Oliveira. Além deles, os árbitros Eder Gregori Viana Silva e Elielton Farias dos Santos foram convidados pela Comissão para integrar o quadro de profisssionais do Alagoano 2020. 

Assistentes indicados pela Comissão: Esdras Mariano de Lima Albuquerque, Pedro Jorge Santos de Araújo, Rondinelle dos Santos Tavares, Brígida Cirilo Ferreira, Wagner José da Silva, Maxwell Rocha da Silva, Ruan Luiz de Barros, Cláudio Camilo da Silva, Lennon Mccartney Paes, Ana Paula dos Santos, Maria de Fátima de Trindade, Fernanda Felix da Silva, Áldrin Freire Costa Matias, Francisco Raimundo Freitas Júnior, Benilson dos Santos Silva, Carlos Vinícius Cavalcante, Wellington Thiago de Almeida, Wellington da Silva Santos, Geovânio de Almeida Santos e Widcir Santana de Oliveira.

A novidade entre os assistentes para a próxima temporada será Antônio Ibiapira, árbitro assistente convidado pela CA-FAF. Ele se transferiu da Federação Paulista de Futebol para a Federação Alagoana de Futebol e vai tentar atuar na arbitragem alagoana no próximo ano. 

São indispensáveis apresentação das certidões de SPC/Serasa, certidões negativas da justiça estadual e federal (cível e criminal), atestado de antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado, exame de acuidade visual (apto para atividade de arbitragem) e o teste ergométrico com atestado médico (com validade de seis meses).

De acordo com a corregedoria de arbitragem, os profissionais que estiverem com pendências em alguma documentação estará automaticamente vetado para atuar  no Campeonato Alagoano 2020. 

A pré-temporada da arbitragem alagoana conta com uma programação diversa para os árbitros da FAF. As atividades tiveram início no dia 25 de outubro com uma palestra de Jorge Rabello, presidente da Comissão Especial de Planejamento e Desenvolvimento da Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) e com 39 anos de dedicação na arbitragem.

Com a presença dos árbitros e assistentes do quadro da FAF, Rabello falou sobre os processos de gestão na arbitragem e a tecnologia do vídeo replay VAR utilizado em competições nacionais neste ano. O encontro lotou o auditório do Museu da Imagem e do Som (Misa), em Jaraguá e abriu os trabalhos da arbitragem em 2020.

A sequência da pré-temporada dos árbitros profissionais será em 13, 14 e 15 de dezembro com a avaliação teórica, testes físicos e a reunião geral para o Campeonato Alagoano da 1ª Divisão. O local ainda será definido pela CA-FAF.