Territórios da paz serão lançados em Alagoas

  • eduardocardeal
  • 28/04/2009 07:05
  • Polícia

Conforme anunciou na abertura da Conferência Municipal de Segurança Pública, o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, começará a colocar em prática novos projetos de combate ao crime em Alagoas. Na manhã desta quarta-feira, 28, ele receberá às 11h em seu gabinete, o representante do Ministério da Justiça, Francisco Ferreira, que estará em Maceió, para tratar dos últimos preparativos para o lançamento do projeto Territórios da Paz.

Os Territórios de Paz serão locais nos bairros da capital alagoana, onde serão implantados simultaneamente várias ações sociais e de segurança pública, como policiamento comunitário, projetos culturais e esportivos. O projeto que é voltado para jovens que vivem em condições vulneráveis, faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e será lançado em Alagoas pelo Ministro da Justiça, Tarso Genso, no próximo dia 19 de maio.

Segundo Paulo Rubim, em Maceió, os bairros diagnosticados mais violentos dentro das estatísticas policiais, Jacintinho, Benedito Bentes e Vergel, foram os escolhidos para serem beneficiados pelo programa. A estimativa dos coordenadores, e que dentro dos Territórios da Paz, os projetos alcancem cerca de 350 jovens e adolescentes, de 15 a 24 anos, que estejam expostos à violência doméstica ou urbana, ou que vivam nas ruas.

“No primeiro momento, será implantado, em parceria com a Secretaria de Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, três projetos distintos: Mulheres da Paz, Protejo e Polícia Comunitária. Adolescentes e jovens terão a oportunidade de serem ouvidos e incluídos em pelo menos um desses projetos que visam exclusivamente aproximar o poder público da população, afim de que se possa solucionar os problemas enfrentados por eles na sociedade”, afirmou Rubim.

A reunião que definirá os detalhes do lançamento dos territórios, contará também com participação da secretaria Wedna Miranda, da Cidadania e Mulher, e do coordenador estadual do Pronasci em Alagoas, o advogado, Narciso Fernandes. Logo cedo, às 9h, o representante do Ministério da Justiça também será recebido por uma comitiva do município de Maceió