Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Usuários dos Núcleos de Atividades Físicas (USF) do município, participaram na manhã desta quarta-feira (27), de um grande aulão de integração na orla da Ponta Verde. Criados em 2013, os NAFs desenvolvem atividades em doze bairros de Maceió, com o objetivo de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios como prevenção de problemas de saúde, estimulando a maior qualidade de vida.

Durante a manhã, 94 usuários dos 12 NAFs participaram da aula que foi orientada por profissionais de Educação Física que fazem parte dos NAF e que contou com caminhada, treinamento funcional e alongamento.

“Este é o terceiro aulão realizado em 2019 e tem como principal objetivo, além do incentivo às práticas regulares de exercício físico, integrar todos os usuários dos Núcleos em um evento único com diversas trocas de experiências, numa grande confraternização”, destacou Reinaldo Oliveira, educador físico e responsável técnico pelos Núcleos na Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da SMS.

A equipe dos NAFs conta com educadores físicos e nutricionistas capacitados para a orientação preventiva e têm entre seus usuários mais frequentes pacientes hipertensos, diabéticos e pessoas obesas ou com sobrepeso, garantindo a eles os cuidados que os usuários do SUS e a população em geral precisam. Os Núcleos atuam em parceria com as unidades de saúde, os distritos sanitários e demais programas de saúde do município, no monitoramento do tratamento dessas doenças.

Os Núcleos

Instalados em praças, associações de moradores ou espaços cedidos pela iniciativa privada, os Núcleos são coordenados pelo setor de Práticas Corporais e Atividade Física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) e disponibilizam à demanda crescente de participantes a realização de práticas corporais diversificadas, atividades físicas de baixo impacto, conscientização por meio de palestras e orientações nutricionais, monitorando seus resultados e incentivando hábitos saudáveis que promovam a redução do risco de doenças, em especial as cardiovasculares.

Onde estão os Núcleos?

Atualmente, Maceió dispõe de um total de doze Núcleos de Atividade Física, que estão localizados nos bairros do Vergel do Lago, Feitosa, Canaã, Osman Loureiro, Santo Amaro, Jacintinho, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Fernão Velho, Guaxuma, Rio Novo e Pitanguinha. Tais Núcleos beneficiam mais de 700 usuários transitórios, além do grande número de pessoas cadastradas.