Gripe suína cada vez mais perto: Dois casos suspeitos em Sergipe

  • carlinhos
  • 30/04/2009 04:08
  • Saúde
 O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, concederá às 8h desta quinta-feira, 30, entrevista coletiva para apresentar as medidas que o Governo de Sergipe está adotando para garantir assistência a possíveis casos de gripe suína. A apresentação acontecerá no auditório da Secretaria de Estado da Saúde. Desde a última terça-feira, 28, gestores do Estado e do município de Aracaju vêm se reunindo para definir um plano de ação que inclui também ações de contenção.

A gripe suína é uma doença respiratória aguda altamente contagiosa e que normalmente acomete porcos. Porém, recentemente, o vírus que provoca a gripe suína sofreu mutações e, com isso, ela passou a ser transmitida de pessoa para pessoa. Os sintomas da doença podem ser confundidos com o de uma gripe comum, por isso devem estar em alerta as pessoas que recentemente vieram de países afetados ou que tiveram contato com doentes.

Até a tarde desta quarta-feira, 29, não havia confirmação da circulação do vírus da gripe suína em humanos no Brasil. A última nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde aponta a notificação de 22 casos.

Em Aracaju, um casal de irmãos com sintomas semelhantes aos da doença foi transferido do Hospital Nestor Piva para o HUSE [Hospital de Urgência de Sergipe]. O rapaz, de 26 anos, reside na Nova Zelândia, onde há a confirmação de três casos da doença. Ele desembarcou em Aracaju na madrugada do último domingo, 26.