Foto: Divulgação Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A temporada 2020 irá começar na próxima semana para três das quatro duplas brasileiras de vôlei de praia classificadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ágatha/Duda (PR/SE), Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) disputam o primeiro torneio do ano na etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro Open, que ocorre de quarta-feira (12.02) a domingo (16.02), na arena montada na Praia da Pajuçara.

A quinta de sete paradas da temporada 19/20 terá entrada franca ao público, além de transmissão ao vivo de todas as quadras a partir da fase de grupos, na quinta-feira, pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br. Duas semifinais, na noite de sábado, e as disputas de bronze e ouro, na manhã de domingo, contam com transmissão exclusiva pelo SporTV 2.

Na etapa de João Pessoa (PB), em janeiro, apenas as ‘olímpicas’ Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) entraram em quadra. E ficaram com o título, superando Talita/Carol Solberg (AL/RJ) na decisão. Agora, em Maceió (AL), os quatro times selecionados para representar o país estarão perto da torcida, que poderá acompanhar os duelos de graça.

VÍDEO:
https://youtu.be/_Jnzq0DQqoc

Ágatha comentou sobre a primeira participação no ano e destacou a importância de realizar uma pré-temporada mais longa, visando o auge físico e técnico na metade do ano.

“Claro que nosso objetivo principal é a disputa dos Jogos Olímpicos, mas as competições que temos até lá são muito importantes para acertarmos detalhes, ganharmos confiança, testar novas táticas. Duda e eu estamos muito felizes de voltar a participar das etapas, fiquei de fora do torneio de Ribeirão Preto (SP), então não jogo desde outubro. No último, Duda atuou ao lado da Mari. Descansamos para voltar com força total”, disse Ágatha, que completou.

“Fizemos uma pré-temporada bastante intensa, um pouco mais longa do que nos outros anos, para que tudo fosse gradual.  Tivemos amistosos contra duplas da Itália, da Suíça, com Mari e Paula Pequeno. Queremos chegar com um pouco mais de ritmo em Maceió, mas temos também consciência e paciência de entender cada momento. O importante é que estamos bastante animadas para voltar à quadra”, destacou.

O paraibano Álvaro Filho, que em Tóquio disputará sua primeira edição dos Jogos Olímpicos, comentou a vontade de estar em quadra para a primeira competição do ano.

Será nossa primeira etapa do ano, estamos bastante empolgados, adoramos nos preparar, mas também estar em quadra. Sempre é bom jogar em Maceió, adoro o Nordeste, o clima é lindo e fico contente em voltar a atuar por lá. Estamos treinando forte com objetivo de chegar bem aos Jogos, mas queremos fazer uma boa apresentação ao povo alagoano”, declarou.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada gênero, sendo que as 16 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas já entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira (masculino) e sexta-feira (feminino). As outras oito vagas restantes para completar os 24 times ficam abertas para serem disputadas entre até 32 duplas no torneio classificatório (qualifying), que acontece na véspera da estreia de cada naipe.

As 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

A estreia do tour 19/20 aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

CREDENCIAMENTO
Os profissionais de imprensa interessados na cobertura devem se credenciar através do link https://2018.cbv.com.br/imprensa/credenciamento preenchendo todos os campos requisitados e selecionando na aba evento ‘Circuito Brasileiro – Etapa Maceió'. O credenciamento será encerrado no dia 11 de fevereiro, às 13h.

Os jornalistas que tiverem seus pedidos aprovados receberão confirmação por e-mail ainda na terça-feira (11.02), às 17h, com instruções sobre o acesso à arena. A retirada das credenciais poderá ser realizada por terceiros, mediante a apresentação de carta ou e-mail com autorização.

O assessor de imprensa Renan Rodrigues (21 99290-4767) estará presente no local e auxiliará os jornalistas. Outras dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected]

ATENÇÃO: O credenciamento é de uso exclusivamente jornalístico, para produção de conteúdo das diversas mídias. O uso indevido do acesso às áreas de imprensa resultará no descredenciamento do profissional.

TODOS OS CAMPEÕES NAS ETAPAS EM MACEIÓ:

1992 – Maceió - Moreira/Garrido (PE)
1993 – Maceió - Isabel/Roseli (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1994 – Maceió - Adriana/Mônica (RJ) e Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA)
1995 – Maceió - Jacqueline/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
1998 – Maceió - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1999 – Maceió - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2000 – Maceió - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001 – Maceió - Ana Paula/Adriana (MG/RJ) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2002 – Maceió - Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Guto/Jorge (SP/PB)
2003 – Maceió - Sandra/Ana Paula (RJ/MG) e Tande/Pedro Cunha (RJ)
2004 – Maceió - Juliana/Larissa (CE/PA) e Tande/Franco (RJ/CE)
2005 – Maceió - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Paulo Emílio/Fred (BA/RJ)
2006 – Maceió - Ana Paula/Leila (MG/DF) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2007 – Maceió – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2008 – Maceió - Maria Elisa/Val (PE/RJ) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2009 – Maceió – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – Maceió – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
2011 – Maceió – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)
12/13 – Maceió – Ágatha/Bárbara (PR/RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)
13/14 – Maceió – Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
14/15 – Maceió – SUPERPRAIA – Ágatha/Bárbara (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
16/17 – Maceió – Larissa/Talita (PA/AL) e Álvaro Filho/Saymon (PB/MS)
17/18 – Maceió – Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro