Ascom Semed Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Cerca de 50 alunos das escolas municipais Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, localizada no Cidade Universitária, e Zumbi dos Palmares, no Clima Bom, participaram, nessa sexta-feira (14), do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. O circuito, realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, foi promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com o Banco do Brasil e a Prefeitura de Maceió.

De acordo com a coordenadora de Desporto Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Elaine Pacola, a atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar o esporte na prática. “O esporte auxilia no desenvolvimento pedagógico e intelectual do aluno, e ainda traz benefícios para a saúde, para o bem estar físico, mental e social. Estimula a mente do aluno para que ele se envolva melhor nas atividades escolares”, ressalta.

“Escolhemos escolas da parte alta da cidade, localizadas nos bairros Clima Bom e Cidade Universitária, porque possuem alunos com mais dificuldades de participar de eventos na orla da capital. Muitos, por exemplo, se quer conhecem a orla”, acrescenta a coordenadora.

Para a professora de educação física da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Audren Vieira, a participação dos alunos em eventos como este é fundamental. “Oportuniza a vivencia da prática esportiva e permite que eles sociabilizem, aumentando as chances de despertarem interesse pelo esporte”, comenta.

O professor de educação física da Escola Municipal Gastone Beltrão, Anderson Melo, elogia a iniciativa do evento e reforça a relevância para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. “Essa é uma iniciativa muito significativa na vida de cada aluno, porque muitos nunca vivenciaram nada parecido. Muitos se surpreenderam até com a vista do mar. Oportunidades como essa, que tiram eles do ambiente escolar, é muito interessante”, disse o professor.

Para o aluno do 6º ano, João Paulo, a participação no evento foi uma experiência inédita. “É uma honra estar aqui, conhecendo vários atletas profissionais. Eu nunca cheguei tão perto de um atleta, e hoje eu conheci várias. Conheci a jogadora Talita, que começou em Maceió, e isso me deixou muito feliz e empolgado”, disse.