Onze municípios do RN estão em estado de emergência

  • eduardocardeal
  • 03/05/2009 02:17
  • Brasil/Mundo

Passado pouco mais de um ano o cenário se repete. Ruas alagadas, plantações destruídas, pessoas desabrigadas. Mais uma vez o inverno está castigando o Vale do Assu e adjacências. De acordo com dados oficiais do Governo do Estado, no Rio Grande do Norte,  29.979 pessoas foram afetadas pela chuva, mas o próprio Governo admite que esses números estão defasados, tendo em vista que esse levantamento foi feito no último dia 29.  Hoje, já ultrapassa de 30 mil o número de pessoas atingidas pelas chuvas. Até agora, 11 município estão em situação de emergência.

Angicos, Alto do Rodrigues, Apodi, Assu, Campo Grande, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró Upanema, Pendências e Ipanguaçu procuraram a Comissão Estadual de Defesa Civil para pedir ajuda. A situação mais complicada é a do município de Ipanguançu, onde mais de 550 famílias estão desabrigadas e mais 700 estão ilhadas. De acordo com informações do prefeito, Leonardo Oliveira, cerca de 70% d zona urbana do município ficou alagada. Apesar de não ter chovido nos dois últimos dias (sexta e sábado), a população de Ipanguaçu ainda sofre.

Na cidade já não há mais abrigo público para tanta gente. Escolas, igreja, ginásio estão sendo utilizados como abrigos improvisados, o problema é que a água já está chegando em muitos desses lugares. “Para chegar ao meu abrigo é preciso ir de canoa, se chover mais um pouquinho entra água lá também”, disse Maria Aparecida, moradora do bairro Maria Romana, um dos mais afetados pela chuva.

A preocupação agora é com o nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves que tem uma lâmina d’água de mais de três metros e é quem manda água para a maioria dos municípios.  A Governadoria do Estado tem um plantão que acompanha a situação dos municípios. O telefone é 3232 11487.