Abin promove curso de inteligência em Alagoas

  • gilcacinara
  • 06/05/2009 21:52
  • Maceió
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) irá realizar, pela primeira vez em Alagoas, o Curso de Inteligência, que acontecerá no período de 27 deste mês a 9 de junho na Academia da Polícia Militar. O curso é destinado a servidores integrantes do sistema nacional de inteligência e de órgãos da área de segurança pública estadual.

Com 35 vagas e duração de 80 horas, o treinamento tem como objetivo capacitar profissionais da área para a padronização de procedimentos de atividades de inteligência. “Hoje em dia o trabalho de inteligência na investigação é de grande importância, porque passa a existir o fator surpresa numa operação policial, sem precisar disparar um único tiro”, comentou o superintende da Abin em Alagoas, Lino Fonseca da Silva Sobrinho.

Nesse primeiro curso, 70% das vagas foram reservadas para a Secretaria da Defesa Social, que as distribuiu junto aos órgãos vinculados — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Intendência do Sistema Penitenciário. Na PM, por exemplo, foi realizada uma seleção interna para os candidatos interessados em participar do treinamento.

“Tivemos essa iniciativa em função do compromisso da Defesa Social de investir no setor de inteligência para ajudar no combate à criminalidade”, disse o superintendente da Abin, acrescentando que o curso será ministrado por instrutores da Escola de Inteligência da Agência.