Foto: Cecília Rodrigues

Começou a festa do esporte para deficientes físicos e mentais no Estado. Os Jogos Paralímpicos de Alagoas, começaram nesta quarta-feira (23) no Estádio Rei Pelé, onde foram realizadas as provas de atletismo.

Desde as 08h00 da manhã, atletas, treinadores e familiares chegaram em grande número ao Estádio Rei Pelé, para concentração e preparação para as provas. O dia de competições no atletismo promoveu disputas nas provas de velocidade, nos 100, 200, 400 e 800 metros rasos, além do arremesso de peso, lançamento de disco e salto em distância.

As provas tiveram arbitragem oficial da Federação Alagoana de Atletismo (FAAT), seguindo as regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). O presidente da FAAT, Mahebal Vasconcelos, destacou a obediência dos atletas em relação as técnicas e regras.

“Mesmo os atletas que não tem uma vivência diária e de alto rendimento no atletismo, conseguem ser muito responsáveis durante as provas. A gente comemora essa força de vontade deles e também observa possíveis talentos para o paradesporto em Alagoas”, afirmou.

Foto: Cecília Rodrigues

Atleta do arremesso de peso e lançamento de disco, Edjamerson Santos destacou a importância do evento. “É importante ver o reconhecimento ao esporte paraolímpico no Estado. A gente superou grandes barreiras para estar aqui, sem falar que a competição já serve para outros eventos de nível nacional”, afirmou o atleta que está se preparando para o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, em outubro na cidade de São Paulo.

Superintendente de Esporte, Rendimento e Inclusão Social da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Wagno Godez avaliou de forma positiva o primeiro dia do evento. “Era o que nós esperávamos. Era prevista uma maior presença de atletas, que será confirmada nos próximos dias de competições. Os Jogos Paralímpicos é uma oportunidade única de inclusão social e revelação de possíveis talentos do esporte”, concluiu.

A programação do evento segue nesta quinta-feira, com provas de bocha, natação, seguida pela abertura oficial do evento e posteriormente, as disputas de handebol e basquete. Confira os horários detalhados:

 

Quinta-feira (24/08)

Modalidade: Bocha

Local: Assomal (Salão)

Horário: 08h

 

Modalidade: Natação

Local: Assomal (Piscina)

Horário: 08h

 

Abertura Oficial dos Jogos Paralímpicos de Alagoas

Local: Ginásio do Colégio Tiradentes – Trapiche da Barra

Horário: 16h

 

Modalidade: Handebol para Cadeirantes

Local: Ginásio do Colégio Tiradentes

Horário: 18h

 

Modalidade: Basquete para Cadeirantes

Local: Ginásio do Colégio Tiradentes

Horário: 19h30