Servidores da UE do Agreste são vacinados contra pneumonia

  • Redação
  • 28/09/2012 08:59
  • Cidade

O Serviço de Medicina do Trabalho da Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH) está finalizando uma campanha interna de imunização contra a pneumonia e outras doenças infecciosas. O objetivo é vacinar todos os servidores daquela unidade, protegendo-os de doenças infecciosas com grande poder de transmissão.

“Nós, funcionários da Unidade de Emergência, trabalhamos em contato direto com pacientes e, para isso, temos que estar imunes para não contrair doenças e, consequentemente, transmiti-las”, frisou o técnico em enfermagem do trabalho Luciano de Jesus Santos.

A vacina Pneumo 23 é utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite, bacteremia/septicemia (infecção generalizada no sangue), que pode levar à morte. A Pneumo 23 age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção (anticorpos) contra a doença. O efeito da vacina aparece duas a três semanas após a sua aplicação e dura pelo menos 5 anos, podendo chegar a até 10 anos.

O coordenador de transportes da Unidade de Emergência, Valmir Araújo de Lima, tomou a vacina e falou sobre sua importância. “Agora estou mais tranquilo. Aqui na Unidade a gente tem contato diário com muitos pacientes e, por conta disso, ficamos todos vulneráveis ao risco de contaminação”, finalizou o servidor.