Ministério da Saúde prorroga vacinação para idosos contra gripe

  • antoniomelo
  • 09/05/2009 05:21
  • Saúde

O Ministério da Saúde não atingiu a meta de vacinação de idosos contra a gripe e prorrogou a campanha nacional até o próximo dia 29. Esta sexta-feira seria o último dia de vacinação.

Até esta sexta-feira, 11,1 milhões dos idosos foram vacinados, o que representa 57,61% da população alvo.

 

Como a meta nacional não foi atingida, o ministério fez um acordo com as secretarias estaduais e municipais que não atingiram os 80% da população alvo que intensifiquem as mobilizações e atualizem o sistema de informação do governo federal até o dia 29 de maio.

 

A meta é imunizar 80% da população com 60 anos ou mais --o que representa 15,5 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A campanha foi lançada no dia 25 de abril.

 

"O governo distribuiu doses suficientes para toda a população idosa e elas continuam disponíveis em todos os estados e municípios que ainda não atingiram a meta. Para aquelas localidades que passam por graves problemas, ou de acesso ou alagamentos, a prorrogação da campanha é fundamental para que alcancemos a meta", disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda.

 

O ministério, juntamente com Estados e municípios, desenvolvem ações específicas para atender, principalmente, áreas rurais atingidas pelas enchentes. Este ano, o Ministério da Saúde investiu R$ 162,2 milhões na compra da vacina e montagem da infraestrutura, que contou com a participação de 241 mil pessoas. Tudo com o objetivo de reduzir o número de mortes e as internações causadas pela gripe e suas consequências.